Background

Notícias

Espaço ambiental alerta sobre a importância da preservação

Compartilhar

Novidade na Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi), o Espaço Ambiental chama a atenção e surpreende os visitantes. Logo na entrada do Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves está localizada a estrutura que reune a Polícia Militar Ambiental, Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) e o Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC) , além de parceiros como A Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), o Instituto Goio-Em e a empresa Ecosol. Mais de 500 pessoas já passaram pelo local.

No local, o público pode ver de perto viaturas da Polícia Militar Ambiental, embarcações apreendidas em operações contra a pesca irregular, além de receber mudas de plantas nativas e material informativo sobre a preservação ambiental. Outro atrativo do espaço é o Túnel da Biodiversidade, montado pela Unochapecó, onde é possível conhecer animais nativos do Estado, frutos de caça ilegal ou vítimas de acidentes nas estradas, que passaram por um processo de conservação. Espécies como o ratão do banhado, o guaxinim e o tucano estão em exposição.

O subcoordenador da comissão de meio ambiente major Sadiomar Dezordi destaca que a Efapi coincide com o período da piracema, época em que a pesca fica restrita. “Queremos aproveitar a oportunidade para fazer um alerta. A vida dos nossos rios depende desse cuidado”.

Quem visitar o espaço também pode tirar dúvidas sobre a geração de energia solar. Graças a uma parceria com a empresa Ecosol, a energia utilizada no estande é gerada a partir de placas fotovoltaicas e o processo pode ser verificado pelo público.

A empresária Tania Maria de Abreu trouxe os filhos Bernardo (10 anos) e Eduardo (11 anos) para visitar a Efapi e aproveitou para conferir o Espaço Ambiental. “É importante mostrar para as crianças que não conhecem a nossa fauna. E ressaltar a importância de preservar o meio ambiente”, afirma.

O Espaço Ambiental é mais uma novidade para marcar os 50 anos da Efapi. A coordenadora de paisagismo Margarete Farezin afirma que a intenção é provocar a reflexão: “Nosso objetivo é promover a educação ambiental e fazer com que o público em geral possa perceber a necessidade de preservar o que temos.”