Chapecó, 24/07/2019, quarta-feira Um profissional de Fisioterapia e outro de Direito foram incorporados à delegação de Chapecó que está em Rio do Sul para as disputas dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que prosseguem até sábado, 27. O primeiro dá assistência a atletas que sofrem lesões durante as competições e o segundo para fazer a defesa caso algum outro município entre com recurso para desqualificar atletas ou resultados de jogos.
Peterson Daltoé, até a tarde desta quarta-feira (24) tinha prestado em torno de trinta atendimentos. Alguns com lesões sérias, disse ele. Entorses e luxações são as ocorrências mais comuns nos atletas, principalmente de futebol, futsal e handebol. Mas a sala do fisioterapeuta é frequentada por atletas de todas as modalidades que buscam minimizar dores e querem continuar competindo. O futsal apresentou problemas graves de entorses que deverão ser acompanhadas depois do término dos Joguinhos. Em ambos os casos Peterson Daltoé colocou os atletas em condições e, já que eram importantes para a equipe, voltaram para a quadra nos jogos seguintes.
O advogado Allisson Mateus Kollet foi cedido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Chapecó para acompanhar os Joguinhos em Rio do Sul. Os eventos promovidos pela FESPORTE têm sérias regras de inscrição de atletas a serem seguidas, e os protestos ocorrem de cidades rivais quando detectado algum problema. O de inscrição de atletas geralmente é o mais comum em virtude de dúvida sobre a residência.
O Diretor de Futebol Mario Tomasi destaca a necessidade destes profissionais e faz parte do projeto da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) a cada edição de jogos melhorar a estrutura da equipe que vai a estes eventos, para dar mais tranquilidade às equipes e deixar que os atletas se preocupem apenas em competir. A fisioterapia foi bastante usada. Infelizmente ocorrem lesões e por isso é importante a presença de um profissional. Quanto ao profissional do direito fica de plantão para qualquer eventualidade, destaca Mario Tomasi.