Moradores do bairro Efapi faturam renda extra durante os dias de feira

Considerada a maior do Sul do Brasil, a Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI – 50 ANOS) também vem movimentando a economia fora do parque de exposições Tancredo de Almeida Neves. Os proprietários de imóveis no entorno do parque estão criando áreas de estacionamento privado, cobrando taxas cujos valores foram limitados pela Prefeitura de Chapecó.

A comissão setorial de Transporte, Trânsito e Estacionamento definiu algumas regras para a exploração do serviço. Com relação à segurança dos veículos e garantia dos usuários, a coordenadora Luciane Stobe explica que o serviço é prestado pela iniciativa privada e não há como a Prefeitura exigir a contratação de seguro.

Placas e faixas ofertando estacionamento são comuns nas proximidades do Bairro Efapi. Rodrigo Mauricio Ribeiro, responsável por um dos estacionamentos próximo ao parque de exposições, faz credenciamento todos os anos. “Se o clima melhora aumenta a circulação de pessoas por aqui. Depende também da programação do evento. Temos uma equipe que trabalha todos os dias, ofertamos entre 100 e 120 vagas”, esclarece.

A empresária Valderis Oliboni conta que alugou o terreno pela primeira vez justamente para a EFAPI 2017. “O movimento está bom, esperamos conseguir uma renda a mais, nos dividimos para trabalhar e dar segurança necessária aos nossos clientes”.

PREÇOS ESTACIONAMENTO

O preço do estacionamento para carros e caminhonetes é de R$ 25,00; motos R$ 15,00; ônibus R$ 80,00; e vans R$ 45,00. A comissão Setorial de Transportes, Trânsito, Segurança e Estacionamento destinou um espaço para taxistas no entorno do parque. Segundo Luciane, o espaço foi disponibilizado no acesso ao portão I.

As empresas de transporte coletivo vão operar em esquema especial, com horários diferenciados e intervalos menores, principalmente na volta dos shows. Ônibus extras são colocados à disposição dos usuários. A tarifa do transporte coletivo em Chapecó custa R$ 2,98. Estudantes pagam metade do preço. Para idosos acima de 60 anos e portadores de deficiência, o transporte é gratuito. A EFAPI 2017 prossegue até dia 15 de outubro.