Chapecó, 31/07/2019, quarta-feira – As Centrais de Meteorologia estão divulgando previsões de frio intenso para os próximos dias. Pensando em ajudar as pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade e risco, a Administração Municipal de Chapecó realiza mais uma etapa da “Operação Olhos de Anjo”. Durante os próximos dias, equipes do Resgate Social, serviço oferecido pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Assistência Social, estarão de plantão, 24 horas, para atender aqueles que necessitarem.
O Resgate Social está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 562 – D e as equipes estão de plantão e podem ser acionadas pelo telefone (49) 3319-1201, (49) 3319-1204 ou (49) 9 84014490. Elas estarão preparadas para acolher as pessoas e atender da maneira que cada um necessitar. Roupas, alimentos e bebidas quentes estarão disponÃveis, além de um espaço com colchões e cobertores para quem precisar de abrigo. A Casa de Passagem, também está preparada e com reforço de colchões e cobertores para atender os chapecoenses.
Saiba mais
A Central de Resgate Social é destinada à s pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência. Tem a finalidade de dar encaminhamentos para rede socioassistencial e demais polÃticas públicas e órgão de defesa de direitos, de modo a contribuir para a inserção social, acesso a direitos e proteção social das pessoas em situação de rua. A forma de acesso dos usuários ao Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, Resgate Social, poderá ser feito por meio de: demanda espontânea, encaminhamentos realizados pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, outros serviços, programas ou projetos da rede socioassistencial, das demais polÃticas públicas setoriais ou órgãos de defesa de direitos da localidade.
A Central realiza em média 250 atendimentos por mês. Os atendidos pela Central de Resgate Social, dependendo de sua necessidade e situação social, podem recebem roupas, calçados, kit de higiene, passagens, auxÃlio funeral, para pessoas e/ou famÃlias que vivem em situação de extrema pobreza. A rotina de trabalho envolve atividades como:
- Rondas periódicas durante o dia realizadas pela equipe de abordagem;
- Encaminhamentos para outros serviços da rede: saúde, CREAS, CRAS, Judiciário, entre outros;
- Acolhida e escuta aos usuários que chegam ao serviço, realizando o cadastro, bem como prestando as informações e orientações necessárias para a solução de sua dificuldade;
- Realização de atendimento individualizado aos usuários;
- Identificação pessoal filiação, documentação civil, nacionalidade, naturalidade e procedência;
- Verificação da situação de rua tais como seu tempo, local de permanência, em que condições;
- Verificar se o usuário possui famÃlia, ainda buscar a informação deste se possui ou não vÃnculos com os mesmos;
- Buscar o máximo de informações dos serviços e benefÃcios que o usuário acessa;
- Verificar situação de saúde do usuário, tais como se faz uso de substâncias psicoativas e álcool, dados sobre deficiência, se é atendido na rede de Saúde;
- Verificar a situação educacional do usuário para possÃveis encaminhamentos;
- Verificar as necessidades básicas cotidianas;
- Proceder a anotações nos registros dos nomes, contatos e ou que for necessário das pessoas com quem se relacionam os moradores de rua, cÃrculos de amizades e relações afetivas;
- Identificação da demanda apresentada para o desenvolvimento dos trabalhos internos, bem como o encaminhamento correto desta para rede;
- Encaminhamento do usuário em situação de rua ao CREAS, Saúde, famÃlia, outro MunicÃpio ou Albergue dependendo do caso em tela;
- Sensibilização do individuo e famÃlia em relação a questões de vÃnculos familiares;
- Informar e orientar o indivÃduo ou familiares sobre procedimentos posteriores;
- Proceder aos encaminhamentos imediatos necessários, sobre tudo para a inclusão no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal e acesso a documentação.
Contatos
(49) 3319-1201
(49) 3319-1204
(49) 9 8401-4490