Em agosto de 2019 a destruição das cidades de Hiroshima e Nagasaki pela bomba atômica completa 74 anos. Por isso, milhares de cidades no mundo estão unidas e engajadas na abolição das armas nucleares. Chapecó também está mobilizada. A partir desta terça-feira (06-08), acontece a exposição de banners Por um Mundo de Paz, no hall da sede da Prefeitura de Chapecó, na Avenida Getúlio Vargas. A ação ilustra o efeito devastador do bombardeio atômico no Japão em 1945, além de registros do engajamento de Chapecó em atividades pela Paz.
O Prefeito Luciano Buligon iniciou a reunião de Secretariado na manhã desta terça-feira (06-08), resgatando as ações de Chapecó por um mundo mais pacífico. Desde maio de 2017, Chapecó integra a Rede Mundial de Prefeitos pela Paz, organização que representa a solidariedade mútua entre mais de sete mil cidades de todo o mundo e incentiva a promoção de ações pela Paz. O Prefeito Buligon foi convidado pelo Prefeito de Hiroshima, Matsui Kazumi, a aderir à Rede de Prefeitos pela Paz, organização não governamental, registrada no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas em 1991, e que evidencia o forte desejo em implantar um Mundo sem armas nucleares.Atuamos em conjunto na implantação da paz eterna no Mundo para oferecer uma vida mais tranquila aos nossos cidadãos, destacou Buligon.
Histórico de ações pela Paz em Chapecó
Em 2017, alunos das escolas da Rede Municipal confeccionaram 18 mil Tsurus, ave feita de papel que simboliza saúde, paz, amor, felicidade e longevidade. 1.000 origamis foram distribuídos na Escola Parque Cidadã Cyro Sosnoski, na Efapi, durante a segunda edição do Programa Céu Aberto. O restante foi enviado a Hiroshima, Nagasaki e outras cidades do mundo que sofreram algum tipo de trauma ou violência.
Ainda em 2017, ano do Centenário de Chapecó, a cidade recebeu apresentações culturais japonesas, organizadas em parceria com a Associação Nipo Brasileira. 35 integrantes da Colônia Japonesa de Frei Rogério-SC mostraram um pouco da cultura do país oriental presente no Brasil.
E, anualmente, no mês de setembro, Chapecó comemora a Semana da Paz e Não Violência, celebrada no período que abrange o dia 21, Dia Internacional da Paz. A Lei foi sugerida pela Câmara de Vereadores. É mais uma oportunidade para inspirar e motivar escolas, empresas, instituições e organizações da sociedade civil a promoverem ações de difusão da Paz, como forma de fomentar bons princípios e valores entre os chapecoenses, acrescentou o Prefeito.
Em 21 de Setembro de 2017, o Prefeito Buligon também instituiu o Decreto Nº 34.700, que determinou a divulgação e difusão dos Princípios do Desporto no Serviço da Humanidade, instituídos pelo Papa Francisco, em 2016. A iniciativa para Chapecó ser Embaixadora dos Princípios do Desporto foi de Sua Excelência, o Papa Francisco, e essa é a nossa missão, explicou o Prefeito.
O Papa Francisco acredita que O Desporto, na sua forma mais simples, é uma das mais extraordinárias atividades humanas. Considerando que a difusão dos princípios do Desporto despertam nos chapecoenses a importância destes valores para uma sociedade melhor, o Município realiza permanentemente ações de difusão dos seguintes princípios: 1º COMPAIXÃO, 2º RESPEITO, 3º AMOR, 4º ILUMINAÇÃO, 5º EQUILÍBRIO e 6º ALEGRIA.
Durante este mês, a exposição Por um Mundo de Paz está aberta à visitação, de segunda à sexta, das 8hs às 19hs, no hall de entrada da Prefeitura
Chapecó, 06/08/2019 terça-feira