Background

Notícias

Projeto estimula desenvolvimento dos sentidos nas crianças

Compartilhar

Chapecó, 09/08/2019, sexta-feira – A turma do berçário, com crianças de idade entre 01 e 02 anos do CEIM Pequeno Príncipe participou do projeto “Sensações” com o objetivo de reconhecer e explorar os órgãos dos sentidos, para estimular o desenvolvimento das crianças. As crianças, nessa fase, estão descobrindo o mundo através das sensações e estímulos. As crianças são seres em construção, maleáveis nas suas capacidades e com uma inteligência que pode expandir à medida que é estimulada.

Uma das atividades realizadas foi construir um painel utilizando recipientes vazios de lenço umedecido e dentro de cada foi colocado um objeto como (esponja de aço, esponja,) para as crianças perceberem as diferentes texturas. O manuseio com tinta guache também foi uma atividade realizada, explorando a pintura da mesma nas caixas de pizza, para as crianças conhecerem as cores e diferentes texturas.

A professora também fez gelatina e dentro dela foram colocados alguns brinquedos para que assim as crianças descobrissem os que estavam dentro, aguçando os sentidos. Utilizando pequenos potes, também foi trabalhado o olfato através diferentes aromas. As famílias ainda participaram do projeto, enviado para escola embalagens vazias de shampoo, condicionador, cremes para construir uma caixa de objetos alternativos para as crianças manusearem, trabalhando assim a coordenação motora e a associação desses materiais e também a imaginação dessas crianças.

De acordo com a professora, Luana Hoffman, a partir da observação na sala, foi percebido a necessidade de estimular os órgãos dos sentidos. Através do projeto, foram realizadas diversas atividades lúdicas e práticas, incluindo uma, que foi utilizado caixas de pizza e tinta guache, para que cada criança tivesse contato visual, observando as diversas cores, manuseando com a mão e o pincel, desenvolvendo o tato e a coordenação motora fina.

Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, é importante que as crianças experimentem sensações diferentes para possam descobrir as suas possibilidades, se apropriando do esquema corporal e participando de atividades. “A Educação Infantil depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que cercam as crianças. Oferecer diferentes materiais às crianças é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão delas e contemplar as inúmeras possibilidades que se apresentam diante das atividades que envolvem os sentidos”, finalizou.