Projeto Oratória nas Escolas 2019 movimenta escolas de Chapecó

Chapecó, 15/08/2019, quinta-feira – A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação - SEDUC, em parceria com a JCI- Junior Chamber International, desenvolve o Projeto Oratória nas Escolas, que atende aproximadamente 1.700 alunos de 7º e 8º ano da Rede Municipal de Ensino. Durante este mês, as instituições educativas que participam do projeto realizaram em suas sedes a final por escola, escolhendo seus representantes. O projeto está em sua 11ª edição, reafirmando assim, cada vez mais, a sua importância no contexto escolar e comunitário.

No decorrer deste mês, as escolas participantes realizaram as etapas internas sob a responsabilidade dos membros da JCI Chapecó e da articulação dos professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal. Na última quarta-feira (14) aconteceu a última etapa por escola na EBM Rui Barbosa. Este ano a temática explorada foi “Posso combater a discriminação?”. A escrita dos textos e a oralidade foram desenvolvidas nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa nas quais os estudantes envolvidos foram instigados à pesquisa e estudos sobre os temas abordados, participaram de treinamentos e se envolveram ativamente da formação de opinião sobre as problemáticas abordadas durante o desenvolvimento do Projeto.

A professora de Maria Helena Fernandes da Luz Andrigui relata que os alunos se empenharam na escrita dos textos e nos ensaios na parte da oralidade. “Percebi que o desenvolvimento e o empenho dos alunos foi muito significativo”, disse. A aluna Alice Rits Sbaraini, de 13 anos, relata que foi importante pensar e escrever sobre a discriminação. “Isso ainda está presente na sociedade e sabemos que precisa acabar”. Já o aluno Otávio Vanin Grando, de 12 anos, destaca que foi legal participar. “Fizemos várias atividades para treinar como falar em público”, disse.

A coordenadora do projeto na SEDUC, Leila Tosi relata que todo o trabalho é realizado em equipe e é aprimorado a cada ano. “Estou a dez anos acompanhando este projeto e percebo a evolução dos alunos nas atividades propostas. São oportunidades como esta que fazem a diferença no desenvolvimento integral do aluno”, afirmou. A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera relata que o projeto já tem uma história muito importante nas escolas. “O projeto possibilita o envolvimento de toda a comunidade escolar, “isso reflete positivamente na formação dos nossos estudantes”, destacou.

Cada escola escolheu um representante que vai participar da Etapa Final Local/Municipal que conta com 22 finalistas, um de cada escola participante do projeto. A grande final está prevista para o dia 29/08/2019 às 19 horas no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Neste ano o aluno (a) campeão do concurso recebe como prêmio principal – bolsa de estudos integral - da Faculdade Uceff de Chapecó e o professor de Língua Portuguesa, que acompanha o aluno, recebe bolsa de Especialização da Damásio Educacional.