CDL na Escola capacita alunos

Chapecó, 16/08/2019, sexta-feira – A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a CDL Chapecó - Câmara de Dirigentes Lojistas, desenvolve o Projeto “CDL NA ESCOLA - O DESPERTAR” com o objetivo de oportunizar aos jovens da rede pública de ensino uma visão aberta do futuro e do trabalho que desejam, empreendendo e liderando.

A missão deste trabalho tem como objetivo empoderar os jovens por meio de um programa de capacitação, desafios, superação e desenvolvimento de competências, para que possam realizar seus sonhos e ser o que quiserem na vida adulta. Este Projeto foi desenvolvido por integrantes da CDL Jovem, com os alunos do 9º ano da Escola Básica Municipal Mirian Elena Meyer. As intervenções com os estudantes estão acontecendo em cinco etapas, abordando temas diversos, como: empoderamento dos jovens; treinamento de oratória e técnicas de persuasão; empreendedorismo, gestão do projeto e direitos e deveres.

Na quinta-feira (15/08) foi realizado o quarto encontro, no qual os estudantes apresentaram paródias de músicas relacionadas aos temas trabalhados e uma carta sobre os sonhos que eles têm e as metas de como podem realizá-los. A aluna Tainara S. de Brito, de 14 anos, relata que foi muito legal participar do projeto. “Aprendi muita coisa, estava muito envergonhada no início, mas hoje consegui falar muitas vezes, gostei muito de escrever a carta e pensar sobre o futuro”.

O presidente da CDL, Jovem João Hoffmann, destaca que conduziram o projeto em parceria com alguns professores da escola, trazendo diferentes metodologias. “O intuito era despertar o protagonismo dos jovens, para que possam realizar seus sonhos e ter novas perspectivas para o futuro”, disse. O estudante Mateus Eduardo Mentes Birck, de 14 anos, relata que foi muito bom participar deste projeto. “Porque temos que ser protagonistas da nossa vida e nosso futuro depende muito da nossa dedicação”, comentou.

Os discursos construídos serão apresentados pelos jovens no dia da formatura. A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera relata a importância do trabalho com essa temática. “É na juventude que desbravamos o mundo, descobrimos quem somos e aprendemos com as experiências da vida. Uma orientação especializada impulsiona esses jovens a refletir e agir para que possam realizar seus sonhos” finalizou.