Programa Saúde em Casa humaniza atendimento

Chapecó, 16/08/2019, sexta-feira – O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) – Programa Saúde em Casa, em funcionamento em Chapecó desde 2014, já realizou o atendimento de 1.391 usuários, totalizando 58.436 procedimentos. A Atenção Domiciliar é uma modalidade caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantindo continuidade de cuidados.

Atualmente o Programa conta com uma equipe multiprofissional de atenção domiciliar, composta por: médico, enfermeiro, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo. Essa equipe realiza o atendimento em domicílio de pacientes com doenças agudas e alta hospitalar recente, impossibilitados fisicamente de se deslocarem até um serviço de saúde. As visitas domiciliares são realizadas semanalmente para todos os pacientes em acompanhamento, de acordo com a necessidade de cada caso.

Além de realizar consultas médicas, atendimento de enfermagem e terapias, a equipe também trabalha a capacitação do cuidador para os cuidados com o usuário em domicílio, com o objetivo de garantir uma assistência de qualidade envolvendo a família e cuidadores nesse processo. “Entre os objetivos do Programa está a redução da demanda por atendimento hospitalar, a redução do período de permanência de usuários internados, e principalmente, a humanização da atenção à saúde com a ampliação da autonomia dos pacientes e otimização dos recursos financeiros”, complementou o Prefeito Luciano Buligon.

Reabilitação e gratidão

Seu João Pacassa, morador do bairro Bela Vista, recebeu atendimento domiciliar por dois meses. Ele havia passado 68 dias no Hospital. Enfrentou diversas complicações, e foi em casa, com um atendimento humanizado da Saúde e o amor incondicional da esposa Marlene, que ele reabilitou. “Agradeço primeiro a Deus né, depois a mulher e a equipe, que veio me tratar toda a semana, duas vezes por semana, então cada vez eu fui me recuperando, dia a dia. E eu só agradeço, porque foi um milagre eu ter se salvado, que ninguém esperava que eu fosse... já me mandaram pra casa porque não tinha mais o que fazer né?! E chego em casa daí fui me recuperando, dia a dia”, contou seu João.

Dona Marlene foi uma excelente cuidadora e contribuiu muito para a reabilitação do esposo. ”Nossa convivência com a equipe da saúde era de igual pra igual sabe, como se fossem da família, eu nunca precisei ligar pra elas de tão bem que a gente se entendia nos dias que elas estavam, mas se fosse preciso eu tinha o telefone delas, então me senti segura o tempo todo. Foi muito bom eu só tenho a agradecer olha, eu não sabia que existia esse Programa Saúde em Casa, mas amei, me senti super segura”, concluiu a dona de casa.