Chapecó, 21/08/2019, quarta-feira Os estudantes da Escola Básica Municipal Olímpio Corrêa Figueiró foram até a EBM André Antônio Marafon para apresentar duas peças de teatro. A construção do teatro surgiu a partir das aulas de leitura, que acontecem regularmente na EBM Olímpio Corrêa Figueiró, quando as professoras de Língua Portuguesa e de Arte lançaram o desafio aos alunos para que construíssem uma apresentação a partir das leituras realizadas. O Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry foi a escolha dos alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do 6º ano foi a obra A Sopa de Pedra de Pedro Malazartes.
Assim, fizeram uma releitura dos livros produzindo uma peça de teatro. O aluno Joel Marques Briguente do 9º ano destaca que após ler o livro, foram juntando as pessoas que queriam participar, ensaiaram junto com as professoras. Eu representei o aviador e gostei muito de fazer esse teatro, comentou. Mesmo ansiosos para se apresentarem em outro espaço, os alunos demonstraram muita segurança na apresentação. O aluno Bruno Gabriel Pedroso do 8º ano relata que foi um desafio de interpretar o pequeno príncipe, mas gostou muito. O aluno Gustavo de Freitas do 6º ano relata que teve um pouquinho de vergonha, mas ver as crianças sorrindo com a apresentação foi muito bom.
A professora Patrícia Dedord destaca que articular o projeto de leitura à realização do teatro deu muito certo, os alunos se envolveram e ensaiaram bastante. Eles estão realizados por apresentar fora da escola também. Quem apreciou o trabalho aprovou a ideia foi a aluna Isadora Pasin, de 11 anos que relatou que gostou muito da apresentação. Parecia que eu estava dentro da história, esse teatro foi muito legal, comentou.
A articuladora Ivandra Matiassi aborda que momento de integração, troca de experiência foi articulado pelo pedagógico da Secretaria de Educação para valorizar os ótimos projetos desenvolvidos na Rede de Ensino e proporcionar o compartilhamento de saberes. Após assistirem a apresentação, foi a vez dos alunos da EBM André Marafon mostrarem os projetos a escola realiza, como o Clubinho do Meio Ambiente. Também ficou combinado que irão até a EBM Olímpio Corrêa Figueiró para retribuir a visita e continuar o processo de troca de experiências entre as instituições educativas, levando um trabalho artístico-cultural para apresentar.
A Secretária de Educação Sandra Maria Galera destaca a importância da troca de saberes para a formação integral dos educandos. Ver alunos e professores engajados para desenvolver a leitura nas escolas e também para produzir conhecimento através da arte, confirma que estamos no caminho certo finalizou