Background

Notícias

CEIM Eldorado ensina aos pequenos os cuidados com o lixo

Compartilhar

Chapecó, 10/09/2019, terça-feira – A turma de 2 a 3 anos do Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM Eldorado trabalhou nos meses de julho e agosto o Projeto “Lixo Zero”. O objetivo foi despertar na criança a consciência participativa e de responsabilidade social quanto a melhoria do meio ambiente para uma qualidade de vida saudável para todos. O projeto resgatou junto às crianças a importância de viver e conviver em um ambiente limpo.

Através de conversas informais, a professora Fernanda Guolo falou sobre a importância do meio ambiente para a sobrevivência na terra e sobre a separação dos lixos. A sensibilização das crianças e de suas famílias também fez parte do projeto, através de uma panfletagem de conscientização sobre o meio ambiente nas ruas próximas à escola e na sua própria casa. Os pais, juntamente com seu filho, separaram em casa, lixo reciclável limpo e seco, e trouxeram para a escola, para utilizar na finalização do projeto, dando seu destino correto. O projeto encerrou com um passeio a cooperativa de lixo reciclável verde vida e a visita de um catador da comunidade, que relatou seu dia a dia da sua profissão.

Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, a Educação Infantil é a base da formação dos futuros cidadãos. “Assim, ao mostrarmos a importância de conhecer o meio em que vivem e como este depende das nossas ações, estaremos assim formando adultos melhores e mais conscientes da importância da preservação do meio ambiente”, comentou. De acordo com a professora Fernanda Guolo, foi importante ver a participação de todos no desenvolvimento do projeto. “Foi muito gratificante este projeto, pois trabalhamos inicialmente o meio ambiente, pois é uma forma de conscientização de como cuidar e quais as formas de prevenção. As crianças aprenderam a separar o lixo juntamente com as famílias”, destacou.

O catador de materiais recicláveis, Everado dos Santos, que fez um relato sobre sua profissão aos pequenos, foi importante essa troca de conhecimentos. “É muito bom o trabalho feito pela escola, pois todos nós devemos saber o que é reciclado e o que não é. As pessoas tem que se conscientizar a separar os objetos cortantes para que possamos fazer nosso trabalho com segurança”, destacou. A aluna Mariá Vitória Stanga, de 3 anos, disse que aprendeu a separar o lixo. “Eu aprendi a jogar a casca de maça no lixo certo, no lixo de cor marrom e depois nós vamos enterrar”, finalizou.