Background

Notícias

Última semana de inscrição de desenhos para a 13ª Primavera dos Museus

Compartilhar

Chapecó, 10/09/2019, terça-feira – Essa é a ultima semana para os interessados em participar da exposição dos desenhos na semana da 13° Primavera dos Museus, que acontecerá de 23 a 29 de setembro enviar os materiais. As escolas terão duas opções para realizar a atividade: os desenhos podem ser feitos no local da visita, o que exigirá cerca de 2 horas de disponibilidade de cada turma. E também, há a possibilidade de realizar o desenho na escola, mediante comprometimento com os prazos de entrega. Caso a escola opte pela segunda alternativa os alunos poderão anotar, fotografar ou registrar de outra forma o que eles viram.

Trazendo o cotidiano do Museu de História e Arte de Chapecó e Museu Antonio Selistre de Campos, e o sucesso de suas exposições, principalmente a de longa duração “Rios de Cultura e Memória” que versa sobre a formação cultural, econômica e política de Chapecó e região Oeste de Santa Catarina, surgiu à ideia da prática educativa “CONSTRUINDO O MUSEU QUE EU QUERO”. A ação é uma oportunidade de tornar a História lúdica, para que os alunos possam entender a importância dos aspectos culturais dos povos que formaram nossa região e que se identifiquem com o Museu.

A museóloga Aline Tavares, explica que a prática educativa visa dar voz ao público reafirmando o Museu como um espaço em movimento, espaço vivo que se transforma. Sendo assim articular arte e liberdade é uma ferramenta na construção de novos moldes para o museu, ouvir as crianças é uma forma de tocar públicos de outras faixas etárias. A ação participará de uma agenda Nacional: a 13° Primavera de Museus promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) que este ano tem como tema: “Museus por dentro, por dentro dos museus”.

A ideia do projeto é que seja usada uma moldura, que ficará disposta em cada eixo (Cultura, Economia e Política) da exposição “Rios de Cultura e Memória”. Ao final do circuito, o mediador orientará os procedimentos da atividade. Será exposta a pergunta norteadora que é “Com base na exposição que vocês acompanharam aponte a moldura para o que mais chamou a sua atenção e desenhe como gostaria que ele fosse mostrado quando vocês voltarem!”. A criança irá expressar como ela gostaria que os objetos, fotos ou a própria estrutura da exposição tivesse de diferente, através do desenho.

PERÍODO DE DURAÇÃO:

Realização de visitas das escolas aos Museus e confecção dos desenhos do - 12/08/2019 até 13/09/2019.

Seleção dos desenhos expostos - 16/09/2019 até 20/09/2019.

Exposição dos desenhos na semana da 13° Primavera dos Museus - 23/09/2019 até 29/09/2019.