Background

Notícias

Febre Amarela: Vacinação é a melhor forma de estar protegido

Compartilhar

Chapecó, 19/09/2019, quinta-feira – Santa Catarina encontra-se atualmente em estado de alerta devido à febre amarela. Já foram registrados dois casos de morte neste ano.Outras cinco mortes foram confirmadas de primatas não humanos (PNH) em decorrência da doença. Estes dados demonstram que o vírus da febre amarela esta circulante nas regiões de mata do Estado, sendo necessário intensificar as ações de prevenção. Conforme a Vigilância Epidemiológica de Chapecó não foram registrados casos da doença até o momento no município. Desde janeiro de 2008 até este ano o município tive cinco casos notificados para investigação, no entanto todos foram descartados. Desde 2012, Chapecó não apresenta casos que necessitem investigação.

E a melhor forma de estar protegido é se vacinando. A vacina é a melhor forma de prevenção e é recomendada a partir dos nove meses de idade até 59 anos, sendo uma dose única suficiente para imunizar ao longo da vida. A vacina contra a febre amarela está disponível nos 26 centros de Saúde da Família do município. O atendimento é feito das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira.

A doença

A Febre Amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus que pode ser transmitido em dois ambientes distintos, urbano e silvestre. A letalidade em humanos varia de 5 a 10% mas, entre as formas graves, pode chegar a 50%. No Brasil, a transmissão no ciclo urbano, no qual o Aedes aegypti é o principal vetor e o homem o principal hospedeiro, não ocorre desde o ano de 1942. Entretanto, casos continuam sendo registrados no ciclo silvestre, onde os transmissores e reservatórios do vírus são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes e os Primatas Não Humanos (PNH - macacos) são os hospedeiros amplificadores.

Quais os principais sintomas da doença?

Os sintomas iniciais incluem: febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver: febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem a doença na forma grave podem morrer. Vale chamar a atenção para o fato de que a febre amarela pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente.

Outras dicas importantes

Além da vacina Febre Amarela é importante que todo adulto esteja em dia com as demais vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde:

  • Tríplice Viral: que protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola;
  • Dupla Adulto: que protege contra a Difteria e o Tétano;
  • Hepatite B: que protege contra hepatite B

Contra-indicação da vacina

  • É contra-inidicada para crianças menores de 6 meses;
  • Pessoas com história de reação anafilática a ovo de galinha e seus derivados, ou outras substâncias presentes na vacina;
  • Pessoas imunodeprimidas por neoplasias, AIDS e infecção pelo HIV com comprometimento da imunidade, tratamento com imunossupressores, radioterapia, entre outros.
  • Não esta indicada para gestantes, mulheres que estejam amamentando crianças menores de 6 meses, pessoas com mais de 60 anos de idade, portadores de doenças auto-imunes e doenças neurológicas.

Crédito: Texto: Weliton de Souza – Fotos: Arquivo PMC