Chapecó, 27/09/2019, sexta-feira Os projetores das duas torres da Ala Sul estão na fase de instalação com a expectativa de conclusão dos serviços até 10 de outubro. Nesta semana, até sábado (28), os trabalhos estão concentrados em deixar as duas torres prontas. Na próxima semana deverá ser feita a regulagem e focalização dos equipamentos para ajustar a nova iluminação do campo.
Os serviços fazem parte das obras de modernização do novo sistema de iluminação da Arena Condá, a cargo da Eletrowatt Montagens Elétricas Ltda. No total, os investimentos totalizam R$ 3.399.726,86, do Governo Federal, contratados por meio da Caixa Econômica Federal.
Nesta etapa, serão instalados os 93 projetores que já estão no Brasil. O restante, para chegar a 184 projetores, são importados da Hungria e dependem do tempo de transporte e despachos de importação. No projeto total, terá uniformidade na iluminação do campo, com média de 1.800 luxes. Com as duas torres novas prontas, a iluminação ficará com cerca de 1.000 luxes, quanto o exigido, pela CBF - Confederação Brasileira de Futebol, é 800.
Saiba Mais
No total, serão instaladas novas quatro torres de iluminação fabricadas em chapa de aço de alta resistência e uma nova subestação com geradores de energia. As melhorias atendem a uma exigência da CBF que pede um número mínimo de potência luminosa para realização de um jogo. O sistema antigo de iluminação da Arena Condá atinge no máximo 300 luxes de potência, e a exigência da entidade é que ela atinja no mínimo 1.200 luxes. Com essa melhoria, a iluminação da Arena Condá chegará a cerca de 1.600 luxes.
O sistema de iluminação que estava instalado na Arena Condá tem em cada torre, 20 conjuntos de lâmpadas com 2.000 watts. O sistema de iluminação é obsoleto e ligado manualmente. As novas torres terão 46 projetores (com capacidade total para 60) de 2.000 watts cada, com tecnologia moderna e acionamento por controles eletrônicos. A nova subestação de energia também já está pronta. A antiga estrutura tinha um transformador de 300 KVA e já a nova estrutura terá potencial de 1000 KVA. Além disso, também será instalado um gerador para evitar falta de energia.