Background

Notícias

Alunos viram artistas no CEIM

Compartilhar

Chapecó, 08/10/2019, terça-feira – O projeto “Fazendo Arte” do Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM Carmem Pelizza, com a turma do pré-escola, teve origem a partir de observações realizadas nos períodos de brincadeira livre. Percebeu-se que as crianças possuem grande interesse em questões que envolvem fotografia, principalmente relacionando com as redes sociais. Muitos demonstram insegurança quando necessitam representar, criar algo de forma autônoma.

Por isso este projeto, que buscou, a partir de atividades instigadoras, aprimorar a sensibilidade artística nas crianças a fim de que as mesmas desenvolvam autonomia e segurança em criar desenhos, bem como compreender que a fotografia também é uma forma de registrar e manifestar sentimentos. As atividades iniciaram com uma roda de conversa sobre obras de arte e apresentado para as crianças algumas obras dos artistas: Romero Britto, Tarsila do Amaral e Gustavo Rosa. Com diferentes técnicas de pintura e materiais como papel e lixa foi realizada releitura do quadro “Abaporu” e criado novas obras de arte em quadros com palitos de picolé.

As crianças também observaram as nuvens no céu e conversaram sobre formas que elas aparecem e posteriormente a desenharam em bandejas de isopor, tecido e lixa o que viram no céu. A professora também trouxe para a escola uma mala das fotos e convidou uma fotógrafa profissional para conversar com as crianças sobre essa arte. Depois construíram um filme fotográfico com os melhores momentos da vida de cada um. O projeto encerrou com as crianças fazendo “obra de arte” no muro da escola.

Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, é importante que as crianças que estão sendo alfabetizadas possam ser colocadas em confronto com imagens as mais variadas possíveis, desde as de livros ilustrados até as de pinturas. “Isso faz com que as crianças sejam capazes de utilizar a imaginação e de reconhecer qualquer ilustração”, comentou. Para a professora, Cíntia Mendes foi a partir de observações que percebeu que as crianças demonstram insegurança quando necessitam representar, criar algo de forma autônoma. “Um dos objetivos do projeto foi, a partir de atividades instigadoras, aprimorar a sensibilidade artística nas crianças a fim de que as mesmas desenvolvessem autonomia e segurança em criar desenhos e representações”, explicou.

A aluna Milena Machado da Silva, de 6 anos gostou da atividade. “Achei muito legal, tiramos fotos da obra “Apaporu”, comentou. Já a Bianca Ribeiro Portaluppi de 6 anos, gostou de pintar. Usei bastante cores no muro da escola. Nós somos artistas hoje”, finalizou.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?