Exposição Retratos da Alma inicia em Chapecó

Chapecó, 11/11/2019, segunda-feira – A exposição individual da artista visual Jussara Moreira de Oliveira, “RETRATOS DA ALMA”, iniciou nesta segunda-feira (11) em Chapecó, na Galeria Municipal de Arte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. A visitação segue até a sexta-feira, 22 de novembro. A Galeria Municipal de Arte está localizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, Rua Assis Brasil, 20-D, no centro de Chapecó. O horário de visitação é de terça à sexta-feira, das 09 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Para agendar visita guiada é necessário ligar no (49) 3321-8509 ou através do e-mail museueducativo@chapeco.sc.gov.br.

O rosto é essencial no organismo humano, ele pode ser considerado um retrato da alma, da identidade e das peculiaridades de cada indivíduo como etnia, sexo, idade, interação e estado emocional. A face é a primeira porta de comunicação e interação entre o indivíduo e o mundo exterior somando-se as suas experiências sensoriais.

Na tradição da arte ocidental, o rosto integra o gênero pictórico do retrato, que possui mais de 500 anos de tradição. Nessa trajetória muitas visualidades e estéticas oram exploradas por distintos artistas, como Albrecht Dürer, Van Gogh e Frida Kahlo, sempre tentando revelar a alma dos retratados.

A artista visual Jussara Moreira de Oliveira, radicada em Chapecó, busca em suas obras extrair através de reprodução plástica a essência de cada rosto, decodificando suas especifidades e transformando-as, por meio do uso das técnicas do grafite, do giz pastel e da tinta acrílica, em produções artísticas. Os retratos criados por Jussara, transcendendo a mera representação figurativa, podem ser interpretados como rostos que se revelam como janelas da alma.

Jussara Moreira de Oliveira é natural de Santa Maria-RS e escolheu Chapecó-SC para estabelecer residência e atuar artisticamente. Elaborou seus primeiros trabalhos ainda na infância, tendo como temática de sua preferência os rostos humanos em sua diversidade. É formada em Artes Visuais, História da Arte e Desenho e Pintura pela Escola Municipal de Artes de Chapecó, e tem exposto seus trabalhos em diversos locais.