Background

Notícias

Alunos recebem medalhas pela participação em Olimpíada

Compartilhar

Chapecó, 18/11/2019, segunda-feira – Estudantes, Pais, Professores e Gestores, todos reunidos em uma tarde de muita emoção. Aconteceu na quinta-feira (14/11) no auditório da Secretaria de Educação, a entrega de medalhas da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA e 13ª Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Os objetivos são fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Antes da realização das provas, que aconteceram em meados do mês de maio, os professores trabalham em sala de aula, conteúdos de astronomia, onde os mesmos fazem parte do currículo da Rede Municipal de Ensino, além de atividades práticas que auxiliaram os estudantes na percepção do movimento aparente do Sol, comparativo de tamanho dos astros e a observação do céu noturno com auxílio da Secretaria de Educação. Em paralelo a OBA, ocorreu a Mostra Brasileira de Foguetes – MPBFOG, que consistem em construir um foguete com garrafa pet e uma base com tubos PVC, onde é usado água e ar pressurizado para lançar os foguetes, que chegaram atingir a distância de 159 metros! Em 2019, aproximadamente 1350 estudantes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental de vinte e uma (21) escolas da Rede Municipal de Ensino participaram. Entre Olimpíada e Mostra de Foguetes foram conquistadas 34 medalhas, sendo 09 medalhas de prata e 25 medalhas de bronze. Assim, entre 2015 e 2019, 87 medalhas foram entregues a estudantes das escolas públicas municipais.

Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, a prova foi ápice da OBA, mas os momentos de discussão, as noites de observação foram um momento incrível. “Acredito que os estudantes também se sentiram empolgados ao conhecer melhor, as constelações, planetas e a lua, desta forma alcançando o objetivo da olimpíada, que não é somente a realização de uma prova, mas o despertar dos estudantes em um novo conhecimento, o conhecimento do universo”, comentou.

Estudantes premiados na OBA

EBM Fedelino Machado dos Santos

Gustavo Urbano Pavan – Bronze

EBM Jardim do Lago

Ingrid Bianca Menegatti – Prata

EBM Rui Barbosa

Ana Julia Farfus de Oliveira – Bronze

Clara Gabriel Ferro – Bronze

EBM São Cristóvão

Daniel Badin Liotto - Prata

Erick Gabriel da Silva Domingues - Prata

Glauco Felipe Sulzbach - Prata

Gustavo Ramos - Prata

Luis Fernando Panazzolo - Prata

Marcelo Pereira Paludo - Prata

Maximus Janissk - Prata

Rayssa Muniz - Bronze

Sophia Damaceno Celuppi - Prata

Valmor Luiz Gonsales Junior – Bronze

Estudantes premiados na MOBFOG

EBM André Antônio Marafon

Arthur Portel Rodrigues Pasquali - Bronze

Bruno Gabriel Chagas - Bronze

Danieli Port - Bronze

Emily Fagundes Hoto - Bronze

Eric Batista - Bronze

Soleanderson Radetski Carvalho da Silva - Bronze

Victor Hugo Rodrigues dos Reis Cunico - Bronze

EBM Florestan Fernandes

Eduardo Schneider - Bronze

Edwardi de Moura Zamboni - Bronze

Vitor Carlos Jovenal - Bronze

EBM Rui Barbosa

Bruno Tomasini Schneider - Bronze

Eduardo Sbarbelotto Klessner - Bronze

Ryan Gustavo Paris - Bronze

EBM Victor Meirelles

Bruno Eduardo Fenis - Bronze

Gabriel Antunes - Bronze

Jakson Borges Pires - Bronze

Lucas Eduardo da Silva Zanoni - Bronze

EBM Vila Real

Eduardo Avila da Rosa - Bronze

Eduardo Kauê Santos Oliveira - Bronze

Elvis dos Santos Vás - Bronze