Chapecó, 18/11/2019, segunda-feira A Escola de Artes de Chapecó realiza no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, dias 20 e 21 de novembro (quarta e quinta-feira), às 20 horas, o Espetáculo Uma viagem no tempo: 40 anos da Escola de Artes de Chapecó. Haverá apresentações de Ballet Clássico, Dança Contemporânea e Jazz Dance. Os ingressos estarão disponíveis na Escola de Artes, a partir de terça-fe0ra (19), das 08h30 as 12 horas e das 13h30 as 18h30, ao valor de R$ 30,00 normal e 15,00 meia entrada para toda comunidade.
O espetáculo tem a participação de 350 bailarinos dos cursos de Ballet Classico, Dança Contemporânea e Jazz Dance. Ele faz uma homenagem aos 40 anos da Escola de Artes de Chapecó, através de uma história lúdica e fictícia, onde crianças brincam e montam uma máquina do tempo na casa de sua Avó Nina e descobrem em meio a brincadeira um baú repleto de objetos, entre fotos, figurinos e sapatilhas que são o resultado de uma vida dedicada a dança. A avó Nina começa a contar para seus netos sua vida de bailarina e surpreendentemente eles parte para uma emocionante viagem no tempo, passando por momentos marcantes e inesquecíveis dos espetáculos de dança.
Saiba Mais
A Escola de Artes de Chapecó foi idealizada em 1976 pelo Conselho Municipal de Cultura e foi efetivamente criada pela Lei Municipal 052/79 de 01 de junho de 1979 pelo Prefeito Milton Sander, com a missão de levar arte e cultura à comunidade, sem fins lucrativos. A Escola de Artes é mantida pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura e sua trajetória é marcada por muitas conquistas. Iniciou com cinco cursos e, atualmente, conta com 37 cursos e oficinas oferecidos para 1.800 alunos em uma estrutura com 55 profissionais.
Os principais objetivos da escola, desde a criação, são o desenvolvimento cultural, a expressão de sentimentos, a criatividade, a sociabilidade, propiciando aos alunos meios de praticar e desenvolver aptidões artísticas que favoreçam a apreciação, avaliação e valorização artístico-cultural. A Escola de Artes de Chapecó realiza diversos eventos no decorrer do ano, dentro eles: Semana da Música, Maratona Fotográfica, Dança Chapecó Festival Sul Brasileiro de Dança, Espetáculo de Ballet Clássico, Jazz Dance e Dança Contemporânea, Recital Geral de Música, Espetáculo das Oficinas de Dança, Recitais Didáticos e Exposição de Desenho, Pintura, Laboratório de Artes e Expressão visual, entre oficinas gerais. Neste ano irá completar 40 anos dedicados à arte e a cultura ao município e região do oeste catarinense.
Os alunos têm à sua disposição uma estrutura física de 3.000m² localizada na área central da cidade. A Escola iniciou suas atividades em 19 de maio de 1980, com aulas de Acordeão, Piano, Ballet Clássico, Violão e Desenho Artístico. Em 1981, passa a oferecer Pintura em Tela. Os cursos de Flauta Doce, Teoria Musical e Solfejo iniciam em 1983, quando a Escola já contava com 152 alunos. Em 1984, inicia o curso de Arte Infantil e em 1987 é implantado o curso de Violino, neste ano a Escola conta com 368 alunos.Em 1989, a Escola comemora seus 10 anos, já com 634 alunos e com os novos cursos de História da Arte e História da Música. Nos anos seguintes foram implantados os cursos de Coral Infantil, Danças Folclóricas Infantil e Adulto, Teclado, Musicalização Infantil, Técnicas Gráfico Plásticas para adolescentes de 11 a 13 anos, Grupo Instrumental Saxofone, Dança Moderna e Alongamento. Em 1994, quando a Escola comemora 15 anos de atividades, já tem 760 alunos e conta com 16 cursos em funcionamento.
Em 2005, com 970 alunos, a Escola de Artes oferece os cursos de Acordeão, Canto Técnica Vocal, Canto Coral, Ballet Clássico, Alongamento, Desenho Artístico, Desenho Perspectiva, Expressões Visuais, Flauta Doce Soprano, História da Música, História da Arte, História da Dança, Laboratórios de Artes I e II, Piano, Pintura, Teclado, Teoria Musical e Solfejo, Violão; além das oficinas ocasionais, da Orquestra de Violões, e dos Corpos de Baile Infantil e Adulto. Neste ano teve a primeira edição de dois grandes eventos da Escola, a Maratona Fotográfica Cidade de Chapecó e o Dança Chapecó Festival Sul-Brasileiro. Em 2008, a Escola contava com 1.070 alunos, foram implantados os cursos de Viola de Arco e Violoncelo, além das oficinas de Jazz Dance, Ballet para crianças de três e quatro anos, Ballet para Adultos, Dança do Ventre e Saxofone. Em 2014, aos 35 anos, com mais de 1.400 alunos, 32 cursos e oficinas em andamento, a Escola de Artes de Chapecó está consolidada sendo referência no ensino das artes (visuais, cênicas e música) no Estado de Santa Catarina.