Background

Notícias

Crianças aprendem sobre os animais em CEIM

Compartilhar

Chapecó, 20/11/2019, quarta-feira – É importante que a criança entenda e respeite os animais, tanto os que ela conviverá com frequência, domesticados, como também os silvestres, que podem em alguns casos oferecer alguns perigos caso sejam provocados. Nesse sentido, o trabalho é importante pois sensibiliza a criança e fazem com que se desenvolvam em cidadãos humanizados, que respeitem o próximo.

Pensando nisso, o Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM Pequeno Príncipe, trabalhou com a turma do berçário de 06 meses a 2 anos o Projeto “Conhecendo os animais”. A professora utilizou várias atividades para trabalhar o conteúdo como: música, contação de histórias, reprodução dos sons de cada animal, confecção de um cachorro de papel para que as crianças levassem passear pela escola e imitação da locomoção de alguns animais. Os cuidados com os animais também foram trabalhados com os pequenos, para que eles entendam que os animais assim como nós precisam de cuidado e alimentação.

De acordo com a professora Luana Hoffman, na Educação Infantil as crianças precisam vivenciar atividades mais lúdicas, na qual passam a conhecer os animais não só através de imagens. Ela conta que foram realizadas diversas experiências, incluindo trazer para o CEIM, pássaros para as crianças conhecerem. Também foi confeccionada uma vaca feita de papelão, as crianças participaram de uma simulação de ordenha (luvas com leite), após a ordenha degustaram o leitinho da vaca. “As crianças demonstraram interesse e curiosidade pela atividade proposta”, disse.

Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, é importante que, desde pequenas, as crianças aprendam a importância de preservar a natureza e, consequentemente, os animais. “Assim elas irão se tornar adultos conscientes de que dependem dos recursos naturais para sobreviver. Além disso, um cidadão que é criado aprendendo a respeitar o meio ambiente aplica isso a outras áreas de sua vida”, finalizou.