Alunos apresentam trabalhos de robótica

Chapecó, 21/11/2019, quinta-feira – Os alunos das Escolas Municipais e os professores de matemática participaram durante o ano de formação e estudos na área de pensamento computacional, através do Projeto Robótica Educacional pertinentes a formação continuada de 2019 (Pensamento Computacional e Robótica Educacional). Depois de muito estudo e pesquisa, nesta semana aconteceu um momento de socialização dos projetos realizados durante o ano. O projeto foi realizado em parceria da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul.

De acordo com o professor Renan Luiz Bolson, professor de Matemática na Rede Municipal, os alunos estudaram a temática ‘pensamento computacional’ através do projeto: “Matemática desplugada associado aos conteúdos de frações”.O professor explica que o pensamento computacional é saber organizar através de passos, o que um robô ou maquina precisa fazer para seguir determinado comando. Para aprender isso na prática, foram realizadas diversas atividades com os alunos. Uma delas foi um circuito. Os alunos pensaram um roteiro e o descreveram. Depois, vendaram um aluno e ele precisou seguir o que era orientado, como fosse um robô. Os alunos entenderam que mesmo as pequenas ações do dia a dia, tem muita informação e quando isso é passado para um robô, precisa ser muito detalhado. “O projeto foi muito legal, os alunos gostaram e se empenharam em fazer as atividades”, comentou.

Para o professor Milton Kist - Professor e Coordenador do projeto na UFFS o pensamento computacional – mundo digital e tecnologia esta presente e isso deve ser elevado aos alunos que podem desenvolver habilidades neste sentido, tanto usando o computador, quanto atividades fora dele. Além disso, também a robótica, que é um caminho que pode unir todas as atividades e transferir para que o robô e que ele possa executar as tarefas que você programou. “Esse ano o projeto foi inicial, queremos melhorar e ampliar ainda mais, pois percebemos que todos gostaram”, comentou.

Saiba mais

Tais temas se fazem presentes na Base Nacional Comum Curricular- BNCC, em vários componentes curriculares, porém, o componente matemática traz muitas habilidades que fazem menção as tecnologias digitais. A partir disso, surgiu a necessidade de capacitar o professor que atua na Rede Municipal de Chapecó para que o mesmo inclua esses temas em seu planejamento e desenvolva atividades que utilizem o pensamento computacional, linguagem de programação e a robótica em suas práticas em todos os anos escolares, possibilitando novas abordagens para a resolução de problemas de Matemática, proporcionando maior interesse dos alunos pela aprendizagem e pelo novo, instigando-os a buscar sempre mais.

Com o intuito de aplicar em sala de aula os conhecimentos adquiridos na formação, os professores Paulo Cezar Martins, Regi Bazzo Coradi e Guilherme Vogt planejaram uma sequência didática com atividades do objeto do conhecimento Geometria – figuras geométricas utilizando o Scratch e robótica educacional, para aplicar em uma turma de 7º ano na EPC Cyro Sosnoski, na qual o professor Paulo Cézar é o docente, essa turma participa das atividades no seu turno durante as aulas de Matemática. Também foi organizado, no contra turno, uma turma com alunos de várias turmas/ano para participar da oficina de robótica com o professor Paulo.

O projeto teve inicio em 2019, porém, trata-se de um projeto a longo prazo, pois o objetivo é incluir o Pensamento Computacional, linguagem de programação, algoritmos e a robótica como prática para o ensino e aprendizagem para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, promovendo estudo de conceitos multidisciplinares, como Matemática, física, geografia, raciocínio lógico entre outros, buscando promover a interação entre os alunos, estimulando a criatividade.