SEJEL reafirma valorização das modalidades esportivas

Chapecó, 29/11/2019, sexta-feira – O Secretário de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), Ivan Carlos Agnoletto e o Diretor de Esportes Mário Tomasi receberam nesta quarta-feira (27) técnicos e dirigentes de modalidades esportivas que representam Chapecó em eventos da Fundação de Esporte de Santa Catarina -FESPORTE. Foi avaliado o ano esportivo de Chapecó e feitas projeções futuras, além de anúncios importantes.

Um deles é o chamado de 38 monitores desportivos aprovados em concurso público recente e que passarão a assumir as escolinhas do Programa Atleta do Futuro (PAF) nas mais diversas modalidades. Eles começarão a trabalhar já no mês de janeiro nas escolinhas existentes. As inscrições para o PAF continuam abertas. "Queremos voltar às cerca de cinco mil crianças nas escolinhas", destacou Agnoletto.

O Paradesporto também terá professores específicos para ensinar práticas esportivas e a bocha, que é muito difundida em Chapecó, pela primeira vez terá escolinha para formar atletas. Chapecó, única cidade a oferecer natação gratuita no Estado, mantêm a atividade. Devido a inovações a SEJEL ficou praticamente sem professores o ano todo, o que fez cair o número nas escolinhas e repercutiu negativamente na disputa de eventos estaduais e regionais. As bolsas de ensino estão mantidas e agora foi ampliada para pós-graduação. Unochapecó e Unoesc são parcerias do esporte neste sentido também.

O Secretário voltou a destacar que Chapecó é a terceira força do esporte amador no Estado, graças ao empenho de muitos técnicos e atletas. Ele entende que com um pouco mais de condições e esforço Chapecó deve manter o título dos Joguinhos Abertos conquistado ano passado, voltar a brigar pelo título do Parajasc e evoluir nos Jogos Abertos. "Em cinco anos Chapecó vai brigar pela conquista do JASC se manter-mos a pegada", projeta. Os vereadores Itamar Agnoletto e Delvino Dal Rosa participaram de parte da reunião e falaram das ações do Legislativo voltadas ao esporte.

Paradesporto

Mário Tomasi, mentor do Parajasc, destacou que em Chapecó o paradesporto passará a ter outra visão a partir do ano que vem. Muitas situações serão analisadas e discutidas para que os atletas tenham mais condições para treinar. Uma delas é transporte que sofreu inovação e a disposição de professores para treinamentos. O Diretor de Esporte vai discutir com as entidades as melhorias necessárias e possíveis para que o paradesporto sofra um processo de inovação, organização e melhorias em Chapecó.