Campanha de prevenção ao câncer de pele concentrará ações no próximo sábado

Chapecó, 02/12/2019, segunda-feira – No sábado (07) acontecerá em Chapecó a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele no CRESM – Centro de Referência em Saúde Municipal, das 08 às 12 horas. A atividade acontece anualmente, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Secretaria de Saúde de Chapecó e é chamada de Dezembro Laranja. O CRESM fica localizado na Rua Sete de Setembro, 101-E, no Centro de Chapecó.

Haverá atendimento com dermatologistas voluntários para orientação e triagem de pacientes com suspeita de Câncer de Pele. Os pacientes serão atendidos por livre demanda. Serão avaliados pelos profissionais, e em caso de necessidade, serão encaminhados aos serviços da rede municipal de saúde.

Saiba mais:

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. A campanha do Dezembro Laranja, em 2019, serão enfocados os principais sinais do câncer de pele para o diagnóstico e tratamento precoces.

O câncer da pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Esses tipos aparecem mais em pessoas de pele clara, geralmente acima de 40 anos, que tomaram muito sol durante a vida - seja por causa do trabalho ou atividades recreativas. Iniciam como pequenas feridas no rosto, braços ou tronco superiorque não cicatrizam (mais de 30 dias sem sinal de cicatrização indica lesão suspeita) e por vezes sangram sem motivo ou com pequenos traumas (ao passar uma toalha do banho ou ao vestir uma roupa).

Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. São pintas ou manchas escuras, que podem ser lesões preexistentes que evoluem ou mancha novas crescem com bordas irregulares, ganham cores variadas (marrom claro, marrom, escuro, preto, cinza, azulado) tornando a lesão assimétrica. São mais frequentes em pessoas de pele clara, olhos, claros, cabelos claros ou ruivos, que tiveram ou tem sardas e que tiveram queimadura solar intensa (com bolhas) na infância e quando jovem.