Background

Notícias

Taturanas: SEJEL e Saúde alertam para cuidados em caminhadas no Verdão

Compartilhar

Chapecó, 03/12/2019, terça-feira – A pedido do Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Rafael Foppa, o Biólogo Junir Antônio Lutinski e a agente de endemias Terezinha Zago da Secretaria de Saúde, percorreram as trilhas do Complexo Esportivo Milton Sander (Verdão). Objetivo era localizar lagartas, em especial a taturana Lonomia Obliqua, que pode causar sérios danos à saúde, inclusive levar à morte.

De acordo com Rafael Foppa o Verdão possui duas trilhas em meio a centenas de árvores e o ambiente é propício para a incidência de lagartas. "Queremos agir na prevenção para evitar algum acidente já que o fluxo de pessoas aumenta muito nos meses quentes", disse. A Lonomia ocorre a partir de agora até meados de abril. Segundo Junir Lutinski recentemente ocorreram duas mortes em municípios próximos de pessoas que tiveram contato com a Lonomia Obliqua, espécie muito venenosa. "Temos que ficar atentos quando entramos em matas e locais de muitas árvores porque a presença delas pode ocorrer de um dia para o outro", alertou.

Em meio a trilha de 1.800 metros no Verdão não foi encontrada nenhuma colônia de lagartas de qualquer espécie. Canelas, Sabugueiros, Cedro e Açoita são árvores preferidas das lagartas. Elas sempre estão agrupadas no lado da árvore oposto ao sol, perto do solo e até dois metros de altura durante o dia. Á noite sobem para se alimentar. Pela sua coloração ficam camufladas, sendo difícil perceber sem um olhar mais apurado.

De acordo com Lutinski a orientação e ficar na trilha para as caminhadas e evitar contato com árvores e arbustos. Em caso de acidente é recomendado buscar logo o serviço de saúde mais próximo e se possível levar uma amostra da lagarta com a qual teve contato. Esse acidente deve ser registrado como forma das autoridades agirem e a auto medicação deve ser evitada.

Lonomia

Possui coloração marrom-clara esverdeada com listras longitudinais castanho-escuras e várias formações brancas em forma de “U” distribuídas ao longo do corpo, que é recoberto por espinhos em forma de “pinheiros” verde-claros e extremidades escuras.