Chapecó, 17/12/2019, terça-feira As equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social - CREAS, realizaram uma mobilização urbana com o objetivo de conscientizar a sociedade pelo fim da violência contra a mulher, considerando os altos índices de violência doméstica e familiar. A atividade teve a entrega de mudas de plantas e flores, com uma mensagem demostrando a importância da mobilização para a garantia de direitos das mulheres.
Os serviços prestados no CREAS visam o acesso dos usuários aos seus direitos, a promoção e fortalecimento dos vínculos familiares e da função protetiva das famílias, a fim de superar as condições de risco e violação de direitos e para que essas problemáticas não se perpetuem de forma transgeracional. As mulheres que ingressarem no CREAS passarão por um processo de triagem e acolhida e será elaborado um plano de acompanhamento familiar, definindo a modalidade de atendimento do qual irá se beneficiar.
Em Chapecó são dois CREAS que realizam este trabalho e o que os diferencia é a área de abrangência. Endereços e telefones: CREAS 1 localiza-se na Rua Clevelândia, nº. 540 D, Bairro Jardim Itália - Telefone: (49) 3322-1948 e o CREAS 2 localiza-se na Rua Anselmo Santa Catarina nº. 697 E, Bairro Presidente Médici - Telefone: (49) 3329 3572.
As equipes de referencia dos CREAS são compostas por psicólogas, assistentes sociais, coordenadores, advogadas, monitores sociais e auxiliares administrativos. O registro de denúncias devem ser realizados nos órgãos e canais competentes como a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso DPCAMI e Disque 180.