Projeto Social transforma Loteamento Expoente em Chapecó

Com a ajuda do poder público, de parceiros e com aulas teórico-práticas, os próprios moradores estão construindo o Centro Comunitário do local.

Os moradores do Loteamento Expoente, localizado no bairro Progresso em Chapecó, encerram 2019 comemorando conquistas e orgulhosos do envolvimento comunitário que transformou o local. Vários desafios da comunidade foram superados este ano com a organização e a união dos moradores, o trabalho voluntário, a parceria com o poder público, e acima de tudo, a vontade em querer melhorar o convívio entre as famílias e promover mais qualidade de vida no Expoente. A Administração Municipal, por meio da Diretoria de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), buscou os recursos junto à CAIXA e desenvolveu o Projeto Social. Mas, foi a atitude e a colaboração dos moradores que têm feito toda a diferença para transformar o Loteamento.

A prioridade e a solução

Nas reuniões do Programa Ouvindo Nosso Bairro, a principal prioridade apontada pelos moradores do Expoente foi a construção do Centro Comunitário para atender as 470 unidades habitacionais do Loteamento. Para viabilizar a obra, o Município viu como alternativa o Projeto Social, que é um componente essencial do Programa Minha Casa Minha Vida (Faixa 1). Para conquistar a aprovação do Projeto junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional e, por consequência, os recursos da CAIXA, a Diretoria de Habitação trabalhou três eixos:

1º) Geração de Emprego e Renda. Em parceria com o SENAI, 25 moradores participam desde junho deste ano de aulas teóricas e práticas do curso de Qualificação em Pedreiro de Alvenaria (200 horas/aula). O produto da atividade prática é o Centro Comunitário tão aguardado pelos moradores. “Nas sextas e sábados de tempo bom eles colocam a “mão na massa”, com a supervisão de uma engenheira do Senai, aplicando os conhecimentos que já adquiriram e vendo tornar realidade um sonho que por muito tempo estava desacreditado, e o que é melhor, a obra está crescendo com o esforço, e a união dos próprios moradores”, destacou a Diretora de Habitação, Tatiane Bodigheimer. O projeto do Centro Comunitário foi elaborado por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR).

2º) Gestão Ambiental e Partrimonial. Este segundo eixo tem como instituição parceira a Unoesc Chapecó. Foram realizados no local, mutirões de limpeza, embelezamento das áreas comuns e orientações sobre a produção, separação e descarte adequados dos resíduos sólidos. Foi um trabalho que mudou hábitos e atitudes por um Loteamento mais humano e sustentável.

3º) Gestão Condominial: Consistiu na assessoria jurídica, contábil e administrativa para auxiliar as famílias, e também à Associação de Moradores, que organiza a utilização das áreas comuns e ajuda a zelar pelos espaços.

Os investimentos

A União disponibilizou R$ 232 mil para viabilizar os três Eixos do Projeto Social. E, para incentivar os moradores e proporcionar mais infraestrutura ao Loteamento, o Município assumiu o compromisso de construir uma quadra esportiva, instalar uma Academia ao Ar Livre e brinquedos na praça para as crianças. Outros R$ 150 mil foram investidos pela Prefeitura.

Os resultados

O Centro Comunitário está em construção ao lado da quadra esportiva, da academia ao lar livre e do CEIM. Os espaços são supervisionados pela Diretoria da Associação de Moradores do Expoente. O Presidente, José Olair Padilha, é um dos alunos do curso e operários da obra, um líder comunitário que é exemplo para muitos bairros pelo espírito de cooperar, motivar e envolver os moradores nas causas coletivas pelo bem do Loteamento.

Seu José vive com a esposa e as duas filhas há nove anos no Expoente. Ele viu o bairro se transformar e é um dos protagonistas dessa história. “Agora sim as pessoas estão acreditando. O Centro Comunitário é um sonho que estamos conquistando. Buscamos nossos direitos e fomos ouvidos, tivemos resposta e estamos tendo apoio. Vamos ter um espaço seguro para fazer nossas reuniões, nossos encontros, e muitas atividades para as crianças e adolescentes. É nosso, construído com a nossa dedicação e amor pelo bairro”, disse José Padilha.

A obra tem 200 metros quadrados. Contará com uma área para reuniões e festas, quatro banheiros (entre eles, dois adaptados), e uma cozinha. Já foram realizadas marcações, sapatas, fundações, pilares de sustentação e as vigas. A cobertura foi adquirida pronta. Ainda faltam as paredes, acabamentos, cerâmica, pinturas e partes elétrica e hidráulica.

O projeto social será executado em 12 meses, até junho de 2020. São atividades continuadas de integração. As ações objetivam estimular o “pertencimento” e o cuidado dos moradores com o local, o fortalecimento da comunidade, a melhoria das relações sociais e à convivência familiar e comunitário. “Eu sempre digo que uma cidade não é feita só pela Prefeitura, mas por todos que nela vivem. Temos orgulho dos moradores do Expoente que acreditaram e se envolveram no projeto social. Por isso que Chapecó vai bem. Quando as pessoas sentem que o bairro, o loteamento ou a obra em construção é delas, e não do poder público, as coisas vão bem e dão certo. O sentimento de pertencimento, de zelo, de cuidado, é grandioso e transformador”, concluiu o Prefeito, Luciano Buligon.