Chapecó, 17/02/2020, segunda-feira Nos primeiros dias de campanha nacional de vacinação contra o sarampo em Chapecó, 5.773 procuraram os serviços de saúde para verificar a situação vacinal do sarampo. Destas pessoas, 1.063 precisaram ser vacinadas contra o Sarampo. Do sábado (15) que foi dia D de mobilização, 400 pessoas foram vacinadas contra o sarampo e outras 2.065 doses foram aplicadas, de pessoas que precisaram atualizar o esquema vacinal.
A campanha segue até o dia 13 de março. O objetivo desta campanha é vacinar, de forma seletiva, contra o sarampo a população de 06 meses a 49 anos. Em Chapecó as vacinas estão disponíveis nos 26 Centros de Saúde da Família de Chapecó, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Importante levar o cartão de vacinas para atualização e se necessário receber as doses que faltam.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que pode evoluir para complicações e óbito. O sarampo é extremamente contagioso, podendo se espalhar facilmente pelo ar e permanecendo no ambiente por até duas horas. A transmissão ocorre através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.
Os sintomas do Sarampo são:
Febre Alta
Tosse
Coriza
Olhos avermelhados
Manchas vermelhas
A vacina é a única maneira de evitar o sarampo. Crianças de 06 meses à adultosaté49anosdevemterdosescontraosaramponoseguinte esquema:
Crianças na faixa etária de 6 a 11 meses devem receber a dose Zero contra o sarampo.
Crianças a partir dos 12 meses devem receber a primeira dose e aos 15 meses a segunda dose.
Pessoas com até 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo edos 30a 49anos, é necessário ter pelo menos uma dose da vacina.