Background

Notícias

Saúde de Chapecó orienta foliões no Carnaval

Compartilhar

Chapecó, 17/02/2020, segunda-feira – A Administração Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde e do SAE - Serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids realiza diversas atividades preventivas e de orientação no Carnaval 2020. O objetivo é orientar os chapecoenses, dar maior visibilidade à prevenção de doenças e reforçar a importância do uso do preservativo masculino ou feminino. Além disso, também destacar a oferta de testes rápidos proporcionando um diagnóstico e tratamento precoce, sempre orientando as pessoas a procurar os serviços de saúde em caso de relações sexuais sem preservativo.

A Campanha de Carnaval de 2020 será direcionada especialmente ao público jovem, sem esquecer as outras populações. Os objetivos principais são:

• Dar maior visibilidade às questões da prevenção às IST, HIV/AIDS;

• Reforçar a importância do teste rápido e o uso do preservativo associado com o gel lubrificante

• Orientar as pessoas a procurar os serviços de saúde em caso de relações sexuais sem preservativo.

Durante o mês de fevereiro e março, ainda terão outras atividades. Nos dias 13 e 14 de fevereiro, a equipe do SAE e do Hemosc realizaram testagem rápida de HIV, Sifilis e Hepatite B e C no Shopping Pátio Chapecó. No dia 18 de fevereiro, terça-feira, haverá palestra na Empresa Eco 7. Os profissionais farão uma palestra sobre IST e realizaram testagem rápida de HIV, Sifilis e Hepatite B e C.

Durante todo o mês de fevereiro, está em andamento uma atividade de prevenção junto aos profissionais do sexo. Os profissionais de saúde entregam preservativos e gel lubrificante, em uma abordagem de prevenção continuada. Além disso, no sábado (22/02) das 09 às 12 horas, acontecerá a “Blitz da Prevenção”. Ela acontecerá nas sinaleiras de acesso e saída da cidade. Equipes estarão posicionadas para orientar os foliões com a entrega de material informativo, preservativo feminino e masculino e gel lubrificante. Os principais objetivos desta atividade, são:

• Dar maior visibilidade às questões da prevenção às IST, HIV/AIDS;

• Reforçar a importância do teste rápido e o uso do preservativo associado com o gel lubrificante

• Orientar as pessoas a procurar os serviços de saúde em caso de relações sexuais sem preservativo.

1) Avenida Atílio Fontana x Cunha Porã (Efapi);

2) Avenida Irineu Bornhausen x Rua Bahia e Rua Olinda (Palmital, Posto Galli);

3) Avenida Nereu Ramos x Uruguai (Centro, CSF Santa Maria);

4) Avenida Leopoldo Sander x Rua Ibirama (Cristo Rei);

5) Avenida Getúlio Vargas x Rua Marechal Deodoro da Fonseca (Centro, semáforo Banco do Brasil).