Background

Notícias

Formandos em Desenho e Pintura abrem exposição nesta sexta

Compartilhar

Chapecó, 12/03/2020, quinta-feira – A exposição dos formandos dos cursos de Desenho e Pintura 2019 inicia nesta sexta-feira (13) e segue até o dia 10 de abril. Ela fica no hall de entrada da Escola de Artes e pode ser visitada de segunda a quinta-feira das 08 às 12 horas e das 13 às 21h30, nas sextas-feiras o horário é das 08 às 12 horas e das 13 às 19 horas. A Escola de Artes fica localizada na Avenida Nereu Ramos, 729 – Centro de Chapecó. Mais informações (49) 3322-3690.

A exposição é um fragmento do trabalho desenvolvido pelos alunos formandos dos cursos de Desenho e Pintura da Escola de Artes de Chapecó. Esses cursos destinam-se a um público a partir dos 13 anos. No decorrer dos dois primeiros anos, o educando tem contato com os mais diversos materiais, bem como os códigos da linguagem das artes visuais, que são utilizados como meio não apenas de concretizar o que se quer expressar, mas também como forma de ler e reconhecer os objetos da produção artística da humanidade.

No terceiro e último ano destes cursos o aluno une os conhecimentos técnicos e teóricos adquiridos nos dois anos iniciais com seu universo simbólico ou identificações pessoais, que podem estar ligados a seus fazeres, suas memórias, ou até mesmo projeções futuras, encontrando um caminho para sua pesquisa final. Esta proposta é requisito básico para a sua formação no curso, bem como o desenvolvimento da criatividade e um vislumbrar de novas possibilidades artísticas. Desta produção final, que constitui uma série de no mínimo cinco trabalhos, um desenho/pintura permanece no acervo, acondicionado em um espaço expositivo intitulado “Galeria Acervo Escola de Artes”.

Essa exposição apresenta simbolismos e ideologias de 17 formandos abordando técnicas e temáticas variadas como: a representação de espaços arquitetônicos, a preservação memorial, diferenças continentais e culturais, a figura humana relacionada à moda, ao ballet e as relações, assim como a abordagem de temas voltados a psique humana, literatura e personagens fantásticos como heróis e bruxas. Mesmo que os trabalhos expostos sejam o reflexo de ideias concebidas pelos alunos, os espectadores são convidados para que façam suas próprias leituras a partir de seus conhecimentos e suas vivências e talvez recriem seu mundo com sensibilidade e criatividade.