A incerteza gerada pelo risco de expansão da pandemia do coronavírus (Covid-19) e suas possíveis consequências, levaram à transferência de data de uma das mais representativas feiras de negócios realizadas em Chapecó, que estava marcada para ocorrer em sua oitava edição. A Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Eletrometalmecânica, que seria de 16 a 19 de junho próximo, foi transferida para 16 a 19 de março de 2021, com base em acompanhamento das medidas adotadas pelos governos federal, estaduais e municipais em todo o País.
Promovido pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec), o evento sucedeu em 2018 a Metalplast - Feira de Metalmecânica e Plásticos, que teve quatro edições, e a Feira Metalmecânica + Corte e Conformação, que teve duas edições. A decisão foi adotada pelo Simec em conjunto com a empresa que atua na organização, a Messe Brasil - Feiras e Promoções, de Joinville.
Em comunicado emitido ao setor, especialmente aos expositores que já haviam confirmado a presença, o argumento é de que certamente haverá um período de instabilidade neste primeiro semestre de 2020, por isso a necessidade de, para evitar transtornos de última hora, tomar agora a decisão de transferir. Nosso principal objetivo é respeitar o investimento dos expositores e a reorganização de todos, com tranquilidade, expressa o presidente do sindicato empresarial, Adilson Campos.
Importância reiterada
No documento, o Simec reitera a importância da EletroMetalMecânica como ambiente de negócios, tecnologia, inovação e conhecimento, fundamental para o desenvolvimento contínuo da indústria de Chapecó e região. Também considera que neste momento o País requer serenidade e contribuição coletiva, por isso o compromisso de zelar pela segurança e integridade de toda a população.
Estavam previstos, dentro da programação, o congresso técnico e a rodada de negócios do setor eletrometalmecânico. Como inovação, foi incluída a realização do Salão de Autopeças. A expectativa era da presença de 120 expositores e 20 mil visitantes, com negócios da ordem de R$ 35 milhões. (Com informações da ExtraComunicação).