Central de Intérpretes auxiliará no atendimento e combate ao Coronavírus

Chapecó, 29/03/2020 - domingo - A Central de Intérpretes de Chapecó será mais uma aliada nas ações de combate ao Coronavírus. A equipe fará o contato e auxílio na busca de informação e tratamento para pacientes surdos que precisam receber informações neste momento.

Além de auxiliar na interpretação durante as coletivas de imprensa, a equipe também fará ligações e a intermediação das conversas entre os médicos e pacientes surdos, por exemplo, durante as ligações ao Serviço de Triagem Médica, lançado recentemente pelo município de Chapecó, e que oferece consultas médicas por telefone. O serviço funciona todos os dias, das 7 as 19 horas.

COMO FUNCIONA ESSA INCLUSÃO?

1) A pessoa surda que necessitar do atendimento médico entra em contato com a Central de Interpretes, enviando um vídeo no Whatsapp ou por vídeo chamada. O telefone da Central é o 9 8418-9493;

2) De posse das queixas do paciente surdo, o intérprete liga para o Serviço de Triagem Médica, repassa os sintomas e recebe as orientações;

3) O tradutor transmite em um vídeo em libras o encaminhamento do profissional da medicina à pessoa surda.

Ou seja, os tradutores realizam a mediação do atendimento de maneira bilíngue.

Saiba mais

Você certamente já viu em palestras ou eventos um profissional fazendo a interpretação de libras para os participantes. Além disso, a cada dia cresce o número de programas de televisão, por exemplo, que inseriram em seus programas a interpretação de libras. Isso facilita, aproxima e auxilia na comunicação entre os surdos e os ouvintes. Esse serviço é oferecido pela Administração Municipal, através do convênio (Fomento 019/2018) com a Central de Interpretes de Chapecó - CILC, organizada pela Associação de Surdos de Chapecó - ASC, repassando uma verba mensal para promover a acessibilidade em todos os setores municipais e a cedência de 20h de uma profissional bilíngue para mediação dos agendamentos e organização geral da Central.

O serviço existe em Chapecó desde 2015 e aos poucos está crescendo. Além dos órgãos municipais, a Central de Interpretes, atende 07 conveniados: Associação Médica, Banco Sicoob e clínicas médicas em geral. Hoje são 04 profissionais que atuam no serviço e os chapecoenses podem agendar atendimento através do Whatsapp (49) 9 8418-9493 ou pelo e-mail www.asccilchapeco@gmail.com. Após o agendamento de data, horário e local, um profissional é descolado para fazer a mediação.

Anderson Luchesi, Vice Presidente da Associação de Surdos de Chapecó e coordenador da Central de Intepretes, hoje em Chapecó estima-se que existam cerca de 450 surdos. Ele conta que o serviço hoje é utilizado para atender aos surdos em atendimento bancário e empresas, mas principalmente em consultas médicas e nos serviços da Assistência Social. “O serviço oferece muito mais do que um atendimento, traz liberdade e independência aos surdos, além de, possibilitar uma vida ativa na sociedade”, finalizou.