Chapecó, 14/04/2020, terça-feira Como estratégia de combate e enfrentamento ao Coronavírus, o Município de Chapecó implantou dois novos serviços. O Serviço de Triagem Médica por telefone e o Ambulatório de Campanha.
O Ambulatório de Campanha fica localizado na Escola de Educação Básica Marechal Bormann, no centro de Chapecó, atende todos os dias das 7 às 19 horas. Uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e farmacêuticos atendem no ambulatório. Desde que começou seus atendimentos no dia 23 de março, foram realizados 437 atendimentos, entre eles: 5 idosos, 37 crianças e 395 adultos.
De acordo com Maira Scaratti da equipe de coordenação de Enfermagem da Secretaria de Saúde, os usuários que procuram a ambulatório apresentam queixas respiratórias leves, os casos suspeitos foram notificados e são acompanhados, via telefone, a cada 48 horas, pelo período que durante o isolamento social deste paciente, conforme avaliação clínica. A implantação do Ambulatório de Campanha foi essencial e se tornou uma referência para os usuários, pois é uma porta de entrada para buscar o atendimento de saúde, comentou.
O Serviço de Triagem Médica atende diariamente das 7 às 22 horas, pelo telefone, (49) 2049-6500. Desde o inicio dos atendimentos no dia 27 de março, foram realizados 1161 atendimentos. De acordo com a médica Camila Cassol Brum o serviço atende especificamente pacientes com sintomas e doenças respiratórias. Ela conta que depois do atendimento inicial, aonde é feito a avaliação e detecção de possíveis casos de Covid-19, as pessoas seguem em acompanhamento pelos profissionais que atuam no serviço. Esse serviço é essencial, pois evita que os pacientes procurem os serviços presenciais sem necessidade. Além disso, o acompanhamento realizado depois do primeiro atendimento é importante para saber se os pacientes estão seguindo as orientações de isolamento, esclareceu.