Chapecó é a 5ª cidade do país na geração de empregos

Dados do Caged mostram o desempenho positivo do Município nos 4 primeiros meses de 2020

Chapecó, 02/06/2020 - terça-feira – Após um período de mudanças no sistema, o Ministério da Economia voltou a divulgar os dados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Os números apresentados recentemente são referentes aos quatro primeiros meses deste ano. E mais uma vez nosso Município despontou no ranking de geração de empregos no País.

Na análise nacional das cidades que abriram ou fecharam vagas de trabalho, Chapecó aparece em 5º lugar geral, compondo o seleto grupo de 18 municípios brasileiros com saldo positivo, deixando para trás grandes capitais e cidades do mesmo porte. O nosso saldo do acumulado do ano é de 1.554 vagas.

Os setores que mantiveram o maior número de empregados nestes quatro meses, foram a construção civil, serviços de saúde e principalmente o da indústria de transformação, que de 5.544 admissões, teve 3.951 demissões e obteve um saldo de 2.345 vagas de empregos mantidas. Para o Prefeito Luciano Buligon, o detalhamento dos dados mostra que Chapecó segue se destacando pela sua principal vocação econômica. “Hoje, 78% de tudo que se produz no Município vem da indústria, vem do agronegócio. E ela foi a responsável por manter nestes primeiros meses do ano a empregabilidade e os novos investimentos. Isso fez com que a gente se tornasse a cidade que mais produz proteína suína do Brasil, reforçando que toda a cadeia da indústria e do agronegócio seguem gerando bons resultados para a nossa economia”, reforça Buligon.

Mas é impossível falar de geração de empregos sem considerar os efeitos da pandemia do coronavírus. No comparativo com outros Municípios em Santa Cataria, Chapecó apresentou um ótimo desempenho entre janeiro e março com saldo positivo entre admissões e demissões. A diferença está no mês abril onde é possível observar os primeiros impactos da pandemia, quando a cidade apresentou uma variação no saldo de -1,93%.

Apesar disso, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Arthur Badalotti Smaniotto, explica que abril ter apresentado dados de geração de emprego abaixo da média e até mesmo com saldo negativo, ao analisarmos o cenário de forma mais ampla é possível observar que encerramos um ano e iniciamos outro com um acumulado positivo no número de postos de trabalho. “Terminamos 2019 com mais de 81 mil empregos formais e começamos 2020 com números positivos, gerando mais de 1.500 novas vagas de emprego. Com isso, somos a única cidade, entre as treze maiores do Estado, com saldo positivo na geração de vagas de trabalho neste primeiro quadrimestre do ano”, explica o Secretário.

Outro fator que precisa ser considerado neste cenário e que foi fundamental para impulsionar a geração de empregos nestes primeiros meses, foi o crescimento de 20% no número de abertura de empresas em Chapecó, comparado ao mesmo período de do ano passado. O Saldo em 2019 neste mesmo período foi de 792, já em 2020 foi de 1.023.

Essa análise mostra que apesar do momento conturbado e incerto, nosso Município segue sendo um diferencial perante o cenário estadual e nacional. Isso faz com que a expectativa da nossa retomada pós pandemia seja mais rápida. Na visão do Prefeito Buligon, mais uma vez o agronegócio será o grande responsável por manter e recuperar a econômica e postos de trabalho em Chapecó. “Por ser considerada um serviço essencial, ou seja, em nenhum momento as atividades pararam, a cadeia do agronegócio será a responsável pela nossa recuperação, já que este setor segue em aquecimento, mantendo e em muitos casos aumentando a empregabilidade”, salienta o Prefeito.

Acompanhe notícias e informações sobre o novo coronavírus:

www.chapeco.sc.gov.br/coronavirus

www.chapeco.sc.gov.br/contratos-coronavirus