Mãos à Obra: Chapecó instala 209 novos abrigos de passageiros

Chapecó estudou as melhores soluções em mobilidade urbana e elaborou um Plano. Com embasamento técnico, a Administração Municipal coloca em prática obras e ações para melhorar a vida das pessoas. Entre as medidas está a revitalização das paradas de ônibus do transporte coletivo urbano. Já foram colocados 65 dos 209 novos abrigos de passageiros previstos para serem instalados em 2020.

Serão investidos R$ 5.630.028,15, oriundos da outorga de concessão do transporte coletivo urbano. A empresa responsável pelo trabalho, vencedora do processo licitatório, é a Afonso Tomczak ME, de Frederico Westphalen-RS. A instalação é acompanhada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR).

Segundo a Secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade Urbana, Inajara Antonini, os locais dos novos abrigos foram definidos pela SEDEMOB, levando em consideração os seguintes critérios técnicos: 1) fluxo de passageiros da(s) linha(s) que atendem ao trecho; 2) a existência de estabelecimentos de ensino e unidades de saúde; 3) bem como, outros equipamentos que ensejam na concentração de pessoas no local. “Todas as regiões da cidade estão sendo contempladas, de forma gradativa”, complementou Inajara. Já estão com novos pontos instalados os seguintes bairros: Expoente, Monte Castelo, Seminário, São Pedro, Efapi, São Cristóvão, Universitário, Centro, Líder, Vila Mantelli, Palmital, Palmital dos Fundos, Santo Antônio e Saic.

O investimento ainda contempla a instalação de seis plataformas de embarque nas paradas de ônibus do Eixo Binário, proposto para transformar em mão dupla o quadrante que abrange as Avenidas Nereu Ramos (sentido norte-sul) e Fernando Machado (sul-norte), e parte das ruas São Pedro e Lauro Müller. “A instalação dos novos abrigos e plataformas é a primeira etapa de implantação do Binário, uma das propostas do Estudo de Mobilidade Urbana para desafogar e dar fluidez ao trânsito na área central, principalmente em horários de pico”, explicou Inajara.

Especificações dos novos pontos

De inox, vidro, com cobertura e bancos, a nova estrutura é leve, moderna, resistente, de baixa manutenção e oferece mais conforto aos usuários. Os novos pontos serão todos acessíveis, com espaço específico para cadeirantes. Além do abrigo, a obra incluiu calçada nova em paver para proporcionar ainda mais acessibilidade. A obra envolve as seguintes etapas: aterramento, fundações, instalação do(s) abrigo(s) e passeio público em paver.

A Prefeitura pede a colaboração dos passageiros durante o processo. “Pedimos desculpas pelos transtornos até a finalização da implantação dos novos pontos. É muito importante que os moradores mantenham os espaços e equipamentos conservados. Estamos fazendo um serviço que vai melhorar muito a vida de quem utiliza o transporte coletivo em Chapecó”, finalizou o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Américo Nascimento Júnior.

Acompanhe as notícias e informações sobre o novo Coronavírus: