Background

Notícias

SEASC: Crianças e adolescentes dos Centros de Convivência fazem Arraiá em casa

Compartilhar

Chapecó, 29/06/2020, segunda-feira – Com a pandemia causada pelo Covid-19, as atividades nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários (SCFV) também foram suspensas e o atendimento precisou ser revisto. Estes serviços atendem crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, encaminhadas pelos técnicos dos CRAS - Centro de Referência de Assistência Social. São atendidos em média 450 participantes, com atividades planejadas e desenvolvidas pelos Monitores Sociais Pedagogos, Desportivos, Artes, Estagiários e Auxiliares de Serviços Internos, de acordo com a faixa etária.

Como este atendimento é organizado através de grupos e desde o início da pandemia não podem ser realizadas, as equipes planejaram estratégias para que estas crianças, adolescentes e famílias continuassem sendo acompanhadas. A SEASC programou entrega de Kits de alimentos e materiais de limpeza para estas crianças e adolescentes atendidas por este serviço e ao buscar no Centro de Convivência elas recebem atividades para serem realizadas em casa e após é solicitada a devolutiva através do aplicativo de mensagens, quando possível.

As atividades têm como objetivo principal o fortalecimento de vínculos familiares, além de instigar a alegria, entusiasmo e esperança dos membros da família. Por exemplo, a proposta do Centro de Convivência Seminário era que os pais/responsáveis juntamente com as crianças e adolescentes descrevessem e produzissem uma receita típica de Festa Junina, caracterizando-se e enviando fotos e/ou vídeos mostrando este momento e a receita.

Outro exemplo foi no Centro de Convivência Marechal Bormann, sabendo que, datas comemorativas e momentos festivos são sempre muito esperados pelas crianças e adolescentes, diante do momento que vivemos da impossibilidade de encontros e confraternizações a equipe pensou em proporcionar um destes momentos na casa de cada família com o objetivo de descontrair, alegrar e fortalecer vínculos familiares, criando memórias positivas tão importantes no desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Para isso, foi preparado um kit junino que contém comidas típicas preparadas no Centro de Convivência como: pipoca, pastel assado, pé de moleque, bolo e suco e um livro de atividades com brincadeiras tradicionais, materiais para execução destas e para decoração.Através do WhatsApp foi enviado uma playlist para animar a festa e breve explicação das atividades. O envolvimento e retorno das famílias foi muito positivo que enviaram fotos, vídeos e depoimentos pelo WhatsApp, gratificando muito o trabalho das equipes, com o objetivo alcançado com grande êxito. Famílias agradeceram aos profissionais, pois, conseguiram um momento divertido, mesmo com toda a situação vivida devido a Pandemia.