Background

Notícias

Projeto estimula os vínculos dos alunos com a escola

Compartilhar

Como construir a imagem da escola e despertar o interesse dos alunos pela instituição? Foi pensando nessas questões que a Escola Básica Municipal Florestan Fernandes, no bairro Líder, trabalhou com a turma da 2ª série o Projeto “Minha escola, meu futuro”. As ações presentaram a escola de forma criativa. A ideia foi com que os estudantes se familiarizassem com o ambiente no qual passam boa parte do seu tempo, reforçando o vínculo com a escola e com as pessoas que convivem diariamente.

Para resgatar ainda mais a história da comunidade escolar uma palestra com o antigo vigia da escola, Jorge Kaminski, marcou as ações. Ele contou suas experiências, como era a escola antigamente e as diferenças para a escola de agora e de como ainda lembra-se das histórias que aconteceram no cotidiano. A atividade terminou com uma série de perguntas que os alunos elaboraram, para entender um pouco mais como é trabalhar na escola.

Além desta ação a turma realizou um passeio pela instituição para conhecer todas as salas de aula, suas repartições, a função de cada setor e quem são os profissionais que trabalham na unidade educativa. De acordo com a Secretária de Educação, Sandra Galera, o fato de conhecer cada sala ou departamento e entender o que significa, fortalece o vínculo que eles têm com a instituição, fazendo com que entendam a finalidade da escola, além de ampliar os laços afetivos por meio da socialização.

“Trazer aos alunos significado e sentido dos conteúdos didáticos facilita a aprendizagem e da mesma forma faz com que se sintam integrantes do espaço escolar. A longo prazo isso os fará compreender, respeitar e contribuir com o bom andamento da escola, tornando-os bons observadores e consequentemente críticos, sentindo-se responsáveis pelo ambiente”, disse.