Educação: Projetos concorrem a prêmio nacional

Seis projetos pedagógicos desenvolvidos em diferentes áreas do conhecimento nas escolas da Rede Municipal de Ensino, foram selecionados para concorrer ao Prêmio Ação Destaque 2017. As ações, de iniciativa dos professores, foram desenvolvidas de acordo com o livro do Sistema Sefe de Ensino (Sistema Educacional Família e Escola), onde é trabalhada a Proposta Pedagógica da Secretaria de Educação de Chapecó.

Os projetos selecionados trazem propostas que se diferenciam e se destacam, um novo jeito de ensinar o que está indicado e proposto no currículo, trazendo inovações para a sala de aula, despertando o interesse dos alunos pela escola e construindo um novo jeito de fazer educação e passar o conteúdo previsto no currículo escolar.

Chapecó estará representado pelos professores Diana Letícia Chiodelli com o Projeto “Entre tramas e tramados: a memória como processo e produção artística”, Ana Claudia Monari com “Resgate histórico: cultura local e influências na formação da identidade”, Andrei Sberse com o Projeto “Saúde, qualidade de vida, família e escola”, Viviane Cardoso com “Muito além do futebol: driblando as dificuldades de sala de aula” e Celina Frizzo com o projeto “I am Chapecó, my world is here”.

Os projetos foram selecionados nas categorias de Ensino Fundamental, Arte, Língua Estrangeira – inglês e Educação Física, e estão sendo desenvolvidos nas Escolas Básicas Municipais André Marafon, Anita Garibaldi, Jacob Gisi, Olímpio Figueiró e Nova Aurora, em diferentes localidades do Município. Agora, os trabalhos serão apresentados no início de novembro em Curitiba-PR, onde irão concorrer com ações desenvolvidas em inúmeras instituições de ensino de todo o território nacional.

Para Secretária de Educação Sandra Galera, é muito importante que boas iniciativas recebem o olhar atento dos educadores. “Saber que a grade curricular é a mesma mas que existem projetos que destacam significa que não estamos engessados em único jeito de ensinar e que essa é uma construção de cada professor com os seus alunos, dentro de sua área do conhecimento. Estamos muito felizes em ver estas iniciativas sendo mostradas a nível nacional, não somente por concorrer a uma premiação, mas também por oportunizar a troca de experiências, o compartilhamento de informações. É a partir dessa troca que a educação se fortalece”, disse.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Ação Destaque é proposto pelo Sistema Educacional Família e Escola e tem como objetivo incentivar, identificar, valorizar, divulgar e promover o compartilhamento de experiências educativas de qualidade, planejadas e desenvolvidas por professores, diretores ou coordenadores pedagógicos e equipes de ensino nas Secretarias Municipais de educação.