Inicia na próxima segunda em Chapecó aplicação da Prova Brasil

Inicia na próxima segunda (23) e prossegue até o dia 3 de novembro, a aplicação da Prova Brasil, para os alunos de 5ª e 9ª séries do ensino fundamental e para estudantes do ensino médio. Cerca de 220 turmas das redes municipal, estadual e privada de ensino farão a prova, que avalia os níveis educacionais em todo o país. A partir dos resultados será calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em todo o território nacional.

As provas avaliam questões de leitura, matemática e contextuais, os quais levantam informações socioeconômicas. Os estudantes respondem o caderno de provas com dois blocos de língua portuguesa e dois blocos de matemática, tendo o tempo de 25 minutos para responder as questões de cada bloco e 10 minutos para preencher o cartão-resposta. Além disso, terão 30 minutos para responder ao questionário do aluno. Dentre os objetivos da aplicação está realizar um diagnóstico do sistema educacional e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do aluno, indicando a qualidade do ensino oferecido nas instituições.

Na rede municipal de ensino de Chapecó, a prova está sendo aplicada para cerca de 2 mil alunos de 42 Escolas Básicas Municipais urbanas e do campo. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Sandra Galera os resultados são imprescindíveis para que se possa avaliar a qualidade de ensino oferecido aos alunos. “A partir desse resultado é possível visualizar os acertos, traçar estratégias e ações que melhorem de maneira contínua a qualidade do ensino oferecido nas escolas”, disse.