Background

Notícias

CEIM do Comércio realiza projeto sobre os 103 anos de Chapecó

Compartilhar

Chapecó, 13/08/2020, quinta-feira – O mês de agosto é muito significativo para os chapecoenses, pois é o aniversário da cidade. Todos os anos o Ceim do Comércio, desenvolve um projeto institucional onde as crianças ampliam o conhecimento, investigam e ensinam sobre a cidade de Chapecó. Dando continuidade a este trabalho anual, neste ano atípico, de afastamento escolar e de atividades não presenciais, não poderia ser diferente. Então o Ceim propôs um trabalho em parceria entre famílias, crianças, professores e gestão escolar, um dando suporte para o outro.

A proposta do CEIM é que durante todo mês de agosto todas as turmas da escola, desenvolvessem experiências e vivências relacionadas ao aniversário de Chapecó, onde cada professor de acordo com seu grupo etário de trabalho irá elaborar planos de ação e slides, seguindo tema geral Chapecó 103 anos. O projeto está sendo desenvolvido com Bebês (04 meses a 02 anos), Crianças Bem Pequenas (2 a 3 anos) e Crianças Pequenas (04 a 06 anos). Foram muitas as atividades propostas. Para os Bebês, foi sugerido as famílias a caminhar com o bebê, no pátio da casa ou condomínio, observando a natureza em volta: flores, árvores, insetos e animais. Depois desse momento de observação aconteceu a coleta de folhas nos mais variados estados (secas, verdes, quebradas, molhadas, secas etc.) e com as folhas coletadas a família e junto com seu bebê, colassem as folhas no barbante e amarrando-os no cabide. Depois de pronto, a família pendurou o cabide a uma altura adequada para que o bebês pudesse alcançar e brinque com as folhas, passe as mãos, sinta as diferentes texturas e ouça os diferentes sons que elas produzem.

Com as crianças Bem Pequenas foi encaminhado que a família convidasse a criança para passear em algum lugar próximo a sua casa, no quintal, conforme suas possibilidades e mantendo as medidas de segurança. Durante o passeio, a família incentivou a criança a observar a paisagem, o percurso, conversando com ela sobre suas percepções e também para que a criança recolha alguns elementos naturais (pedrinhas, gravetos, folhas, sementes) que encontrar pelo caminho. Após chegar em casa, indagar a criança sobre o que observou, quais sensações teve, quais materiais encontrou e registrar essa observação através de desenho e na sequencia fazer uma criação artística como: bonecos (representando a família) e animais de graveto, casinha com as pedras, mandalas com sementes, folhas, deixando a criança expressar-se de forma livre.

Já com as crianças pequenas foi desenvolvido o projeto “OBSERVAR CHAPECÓ DA SUA JANELA”. Neste projeto a família deveria acompanhar a criança até uma janela da sua residência, mostrar e conversar com ela sobre o que observam e ouvem, prestando atenção ao mundo que nos cerca. Um chamado para olhar cada cor, traço, gesto, objeto e bicho e tirar umas fotos do que observam da sua janela e através de um relato, escrever o que a criança observou. Depois fazer a seguinte pergunta a criança: “Se sua janela fosse mágica e você tivesse o poder de criar coisas novas, o que você gostaria de ver através dela?” A família escreveu o que a criança relatou e depois do relato a criança registrou através de desenho. O projeto encerra no final do mês.

De acordo com a Gestora do Ceim do Comércio Andréia Severgnini Bonan esse ano os desafios estão nos motivando a inovar. “Pensamos em desenvolver estas experiências, para além de seu principal objetivo, que é o projeto institucional anual, por estarmos num momento diferenciado e atípico. Buscamos com essas vivências sensibilizar as famílias para o "olhar" da simplicidade do que é significativo no cotidiano, afirmando a potencialidade da contemplação do belo da nossa Chapecó, através da visão da criança", comentou.