CEIM desenvolve projeto para estimular solidariedade

Chapecó, 12/12/2020, sexta-feira – O Centro de Educação Infantil Municipal – Ceim Paraíso, desenvolveu um projeto Institucional com objetivo motivar às crianças e comunidade escolar a realizar atitudes de solidariedade através de pequenos gestos de doação e esperança. A atividade contribui para que as crianças aprendam a ter um olhar sensível aos problemas e dificuldades dos outros, internalizando a ideia de que com ajuda mútua nos momentos necessários é possível minimizar o sofrimento de algumas pessoas.

Foi assim que o projeto Pequenos Gestos de Esperança promoveu a arrecadação de leite e fraldas e também brinquedos para doar às crianças hospitalizadas no Hospital Materno Infantil de Chapecó.

O projeto teve início no primeiro trimestre do ano de 2020, com o envolvimento dos professores. Foram trabalhadas com as crianças algumas virtudes: amor, respeito e solidariedade; questões de importante reflexão, sobretudo no atual momento, onde toda a sociedade vivenciou muitas adequações, devido a pandemia global e a necessidade de isolamento, possibilitando com isto, um olhar diferenciado em relação ao próximo. Através das aulas virtuais nos encontros por google meet, foi possível para os professores fazerem um resgate junto as famílias, explanando a organização do projeto e sobre a importância de ser solidário.

No decorrer das atividades foi possível atuar no sentido de desenvolver as relações interpessoais, empatia, cooperação e a percepção de coletividade, sobretudo das práticas de solidariedade entre as pessoas. Organizadas as etapas, as crianças deviam procurar um brinquedo em bom estado para possível doação. Com apoio das famílias foram arrecadadas fraldas e leite. Na sequência tudo foi encaminhado para o baú de doações, no período de 3 de novembro a 4 de dezembro.

Para significar ainda mais as atitudes, as crianças e suas famílias confeccionaram um recadinho, através de uma mensagem de apoio, com incentivo e otimismo, dirigida às crianças e adolescentes hospitalizados. No dia 9 de dezembro ocorreu a ação de entrega, com a participação de pais, professores e alunos, respeitando os cuidados necessários. Um momento único e de pura energia positiva.

Para a Secretária Municipal de Educação, Sandra Maria Galera, "Um projeto com envolvimento das famílias no sentido de ensinar valores às crianças, mostrando que cada um, mesmo com um pouquinho, pode ajudar o próximo e fazer a diferença na vida das pessoas é maravilhoso. Estamos perto do Natal o que evidencia ainda mais a importância da doação, da generosidade."