Background

Notícias

Chapecó escolhe Rainha dos Idosos

Compartilhar

O Reinado da Rainha dos Idosos em Chapecó é de dois anos. Por isso o Município está escolhendo seu novo reinado. Em Chapecó são 69 Grupos de Idosos que envolvem a participação de cerca de 3 mil pessoas. Cada um desses grupos já fez sua eliminatória e escolheu sua representante. Agora acontecem as eliminatórias por CRAS que escolherá a representante de cada região para a grande final que acontecerá no mês de novembro e escolherá a Rainha e as Princesas dos Idosos de Chapecó.

Na quarta-feira (18) aconteceu a primeira eliminatória que envolveu os Grupos de Idosos do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social do bairro Líder. Os jurados foram: Shirlei Schultz, nutricionista do Banco de Alimentos de Chapecó, Valdinei Caldart, coordenador da Defesa Civil de Chapecó e Fábio de Andrade coordenador do Programa Arte Jovem do bairro Passo dos Fortes.

Participaram 09 mulheres: Lucia Angoleri de 62 anos do Grupo de Idosos do bairro Vila Real; Naides Ines da Silva de 67 anos do Grupo de Idosos do São José Operário; Juraci Maria Secco de 69 anos do Grupo de Idosos Vila Real Evangélico; Maria Teresinha Coser de 78 anos do Grupo de Idosos Rodeio Bonito; Maria Marafon Pagno de 71 anos do Grupo de idosos do bairro Santa Luzia; Ilse Maria Haslinger de 80 anos do Grupo de Idosos do bairro Santa Barbara; Nereide Cararo de 66 anos do Grupo de Idosos do bairro Santa Paulina; Iracilda Bonassina de 61 anos do Grupo de Idosos Ebenezer; Edilia Querubini Didomenico de 78 anos do Grupo de Idosos da Associação de Moradores.

A grande vencedora desta etapa foi Nereide Cararo de 66 anos do Grupo de Idosos do bairro Santa Paulina. Para ela, é muito bom participar e poder representar os idosos de Chapecó. Ela diz que nos grupos conhece pessoas, faz amizades, revê amigos e se diverte. “Quem não participam dos grupos de idosos não sabe o que está perdendo”, comentou.

Quem também participou do evento foi a atual Rainha dos Idosos de Chapecó, Lidia de Andrade. No dia 04/11 ela completa dois anos de reinado e diz que foi uma experiência de muito aprendizado esse cargo. “Visitamos todos os grupos, conhecemos muitas pessoas e fizemos muitas amizades. É muito interessante como cada grupo tem suas características e todos são maravilhosos”, comentou. Para Lidia é uma honra poder representar todos os Idosos de Chapecó, conhecer as pessoas e suas histórias. Ela disse que muitas vezes, no cargo de Rainha, a pessoa esquece o próprio nome, porque a pessoa não é mais só a pessoa, mas sim todos os idosos de Chapecó. “É uma responsabilidade grande representar a todos. Agora deixo meu cargo e tenho certeza que a nova pessoa irá fazer um belo trabalho junto aos idosos”, comentou.

As próximas eliminatórias

CRAS Líder aconteceu no dia 18/10; CRAS São Pedro será no dia 23/10; CRAS Seminário será no dia 25/10; CRAS Bormann será no dia 27/10; CRAS Cristo Rei será no dia 30/10; CRAS Efapi/CEU será no dia 10/11. A final está prevista para o dia 17/11 no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.