Background

Notícias

Outubro Rosa: Sábado será Dia D de Prevenção

Compartilhar

Com a finalidade de facilitar ainda mais o acesso do público feminino aos exames preventivos, os 26 Centros de Saúde da Família de Chapecó estarão abertos no sábado (21), das 08 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, para o Dia D da Campanha de Prevenção de Câncer de Colo de Útero, Mama e Saúde Bucal. Neste dia, além dos exames e orientações, também serão oferecidos às mulheres diversas atividades.

Esta estratégia visa atender principalmente as mulheres que trabalham durante a semana e não conseguem realizar os exames nos horários de atendimento dos centros de saúde dos bairros. O foco principal da ação é atingir as mulheres entre 20 e 59 anos, faixa etária onde a incidência do Câncer Uterino é mais acentuada. As unidades irão realizar ainda uma busca ativa de mulheres que nunca realizaram o exame, ou ainda aquelas que há muito tempo não realizam o exame. O exame Preventivo de Câncer de Colo de Útero também conhecido como Papanicolau, tem grande importância para o diagnóstico precoce do Câncer Uterino.

Ações durante o mês

Com o objetivo de reforçar os cuidados com a saúde da mulher, o município de Chapecó por meio da Secretaria de Saúde está desenvolvendo diversas ações voltadas às celebrações do “Outubro Rosa” 2017. Durante todo o mês outubro são promovidas ações para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em todas as unidades de saúde do município. As atividades realizadas neste período têm como objetivo esclarecer não só às mulheres, mas para toda a população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame e a mamografia.

Um dado apresentado pela Sociedade Brasileira de Cancerologia aponta o câncer de mama como a principal causa de mortes entre as mulheres, sendo o diagnóstico tardio um fator de complicação. A prevenção dos casos de câncer de mama e colo uterino deve ser sempre prioridade, uma vez que detectado precocemente esse tipo de câncer tem quase 100% de chances de cura.

O que é o “Outubro Rosa”?

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Dados INCA

De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer - o Câncer de Mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são:

Fatores ambientais e comportamentais:

Obesidade e sobrepeso após a menopausa;

Sedentarismo (não fazer exercícios);

Consumo de bebida alcoólica;

Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).

Fatores da história reprodutiva e hormonal

Primeira menstruação antes de 12 anos;

Não ter tido filhos;

Primeira gravidez após os 30 anos;

Não ter amamentado;

Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;

Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona);

Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos.

Fatores genéticos e hereditários*

História familiar de câncer de ovário;

Casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos;

História familiar de câncer de mama em homens;

Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

*A mulher que possui um ou mais desses fatores genéticos/ hereditários é considerada com risco elevado para desenvolver câncer de mama.

Já o câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença. Homens também podem ter câncer de mama, mas somente 1% do total de casos é diagnosticado em homens. Atenção: a presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher necessariamente terá a doença.

Como evitar:

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar

Sinais e sintomas

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos
  • As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

Fonte: http://www2.inca.gov.br/