O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, anunciou que o Hospital Regional do Oeste vai abrir mais dez leitos de UTI-Covid, passando de 35 para 45 leitos. O anúncio foi nesta quinta-feira, primeiro na reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e, posteriormente, em reunião com donos de bares, restaurantes, promotores de eventos, entre outros.
Fizemos um esforço conjunto do município com a direção do Hospital e o Governo do Estado, que vai mandar mais dez respiradores, que devem chegar nesta sexta-feira. O município e o Estado vão bancar o custo até o credenciamento no Ministério da Saúde. A prefeitura também vai ceder profissionais para ativar os leitos. Também serão encaminhados para outros hospitais da região os pacientes da enfermaria que não estão graves e não são de Covid, para ampliar a ala Covid do hospital, disse o prefeito.
No início da noite o prefeito recebeu a notícia de que os respiradores já tinham decolado de Florianópolis e chegariam nesta quinta-feira. O diretor do Hospital, Osmar de Oliveira, disse que terá uma reunião nesta sexta-feira para definir como será a ativação, que será na próxima semana.
Durante a reunião as autoridades médicas ressaltaram o agravamento da situação, com o aumento do número de contaminados. O médico Ivan Zardo ressaltou a importância do tratamento da doença. O diretor-técnico da Secretaria da Saúde, João Lenz, disse que o número de atendimentos respiratórios passou de 250 para 650 nos últimos dias. Pacientes da região estão sendo transferidos para outras regiões.
No entanto não há falta de oxigênio nos hospitais, conforme alguns boatos.
Além disso a Prefeitura de Chapecó vai comprar dez mil testes de Covid, com diagnóstico em 24h. Segundo o secretário-adjunto da Saúde, Jader Danielli, a previsão é de chegada para a próxima semana.
O médico Mário Gotto também recomendou que a população aumente os cuidados nesse período de aumento de contaminação.