Prefeito fala de enfrentamento da Covid para diretoria e conselheiros da Acic

As ações da Administração Municipal no enfrentamento da Covid-19 foram apresentadas pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues, na noite desta segunda-feira, para a diretoria-executiva e os conselhos Deliberativo e Consultivo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic).

A reunião virtual foi conduzida pelo presidente da Acic, Nelson Akimoto. O prefeito disse que já nos primeiros dias de governo teve uma audiência com o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, com quem conseguiu apoio e equipamentos para ampliar os leitos de UTI, primeiro de 35 para 40, depois para 62 e agora a projeção é de chegar a 108 nos próximos dias. Somente para o HRO o Estado mandou 58 respiradores.

Além disso o município conseguiu 30 respiradores com o Ministério da Saúde e vai abrir 20 leitos de UTI no Centro de Cultura e Eventos, para que os pacientes sejam melhor atendidos enquanto aguardam vagas de UTI hospitalar. Inicialmente seria na UPA, onde já tem mais de 40 pessoas internadas, aguardando leitos hospitalares.

Mas posteriormente foi avaliado que no Centro de Eventos teria mais espaço. Lá o município já instalou 35 leitos de enfermaria e pretende abrir mais 40.

“Nós não tínhamos obrigação de abrir leito de UTI mas não posso deixar as pessoas morrerem. Estamos montando um hospital por conta do município. Estamos recebendo também doações de empresas e pessoas físicas, para agilizar o atendimento, pois as pessoas estão morrendo”, disse o prefeito.

Ele afirmou que o Governo Federal e o Governo do Estado estão dando apoio, mas a demanda por leitos é muito grande. Somente o HRO tinha na manhã desta segunda-feira 141 pessoas internadas por Covid, sendo 105 pacientes de UTI. Com os pacientes internados na UPA e Centro de Eventos, passam de 200.

Questionado sobre a possibilidade de transferências para outros estados, o prefeito disse que os pacientes de UTI não têm condições de transporte.

Em outra pergunta sobre a possibilidade de o município comprar vacinas, João Rodrigues disse que o município já fez contato com fornecedores, mas no momento não há vacina e o que tem o Governo Federal está requisitando para distribuir aos estados. Ele também esteve com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, requisitando doses extras para Chapecó.

O ministério ainda não confirmou essa possibilidade mas já cedeu respiradores e 18 profissionais da Força Nacional de Saúde.