Centro de Eventos terá 20 leitos de UTI e 75 de enfermaria

O Centro de Eventos, originalmente construído para abrigar shows, espetáculos e eventos, virou um hospital devido à pandemia. Lá já foram instalados 35 leitos de enfermaria e outros 40 serão instalados nos próximos dias. Também serão instalados 20 leitos de UTI, que anteriormente estavam previstos para a UPA mas que após análise foi constatado que o Centro de Eventos teria mais espaço.

Em transmissão pelas redes sociais na manhã desta terça-feira, o prefeito João Rodrigues disse que a rede de oxigênio está sendo instalada por uma empresa do setor.

“Com o oxigênio podemos instalar os respiradores e a previsão é de que até sábado tudo esteja pronto para abrirmos os 20 leitos de UTI, que são uma UTI de passagem, até que abra vaga no Hospital Regional do Oeste. O município também está contratando médicos intensivistas de São Paulo e de outras regiões do país, para trabalhar aqui. O município, com o apoio dos empresários, da comunidade, do secretário da Saúde André Motta Ribeiro e do Governo Federal, está fazendo de tudo para salvar vidas”, disse.

O Ministério da Saúde mandou 30 respiradores e 12 profissionais da Força Nacional de Saúde, para atuarem em Chapecó.

Além disso a comunidade está ajudando com doações para manter a novas estrutura montada no Centro de Eventos. De acordo com João Rodrigues foram pelo menos quatro carretas de água, leite, lençóis, papel higiênico, 200 mil máscaras e produtos de limpeza.

A primeira-dama Fabiana Rodrigues, que está auxiliando voluntariamente na organização das doações, agradeceu a solidariedade do povo de Chapecó.

No momento a maior demanda por doações são de máscaras, álcool gel e oxímetros.

O prefeito disse que a Secretaria de Saúde vai distribuir uma caixa com cerca de 50 máscaras para os pacientes que testarem positivo, para que possam repassar para toda a família.

“Pedimos que toda a família dos que testarem positivo que use máscara não saia de casa por sete dias, para não contaminar outras pessoas, pois senão não teremos leitos para atender todo mundo”, disse o prefeito.

Ele ressaltou que construiu o Centro de Eventos para grandes shows e que agora a estrutura vai servir para salvar vidas.