Chapecó grava orientações da Covid em espanhol, crioulo e libras

A Administração Municipal de Chapecó lançou uma campanha de divulgação dos cuidados para prevenção da Covid-19 em língua crioula, espanhol e libras. O objetivo é reforçar o uso de máscara, álcool gel e distanciamento social para os imigrantes e também para os deficientes auditivos.

A venezuelana Yury Ruiz, que há quatro anos mora em Chapecó, fez a gravação em espanhol. A haitiana Sephora Figaro, que há oito anos mora em Chapecó, gravou em língua crioula. E Juliane Janaína Leite Brancher, da Central de Intérpretes, fez a tradução em libras.

As mensagens para os imigrantes serão divulgadas em carros de som, principalmente no bairro Efapi. E todos os vídeos serão postados nas redes sociais e site da prefeitura, grupos de WhattsApp dos imigrantes e também da Associação de Surdos de Chapecó.

A estimativa é de que somente de imigrantes são 14 mil em Chapecó.