Administração orienta para o descarte correto dos resíduos

A Administração Municipal de Chapecó está com uma campanha de conscientização para o descarte correto dos rejeitos. Além de disponibilizar os contêineres, onde material seco (plástico, papel, garrafa e lata) deve ser colocado nos contêineres laranjas, e o material orgânico (restos de alimentos e erva-mate) deve ser colocado nos contêineres verdes, o município conta também com três Ecopontos.

Um fica no Parque de Exposições Tancredo Neves, no bairro Efapi, outro nos fundos da Prefeitura Municipal e um junto à Secretaria de Infraestrutura, perto da UPA.

São locais para descarte daqueles materiais que não podem ser recolhidos pela coleta seletiva. Por exemplo...

• Eletroeletrônicos: computadores, notebook, celular, monitor, televisor, pilhas e baterias;
  • Eletrodomésticos, metais e ferros: geladeira, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal e latas de tinta limpas;
  • Móveis: sofá, guarda-roupas, mesa, cadeiras de madeira, colchão, tábuas. Os móveis devem estar desmontados.
  • Pneus
  • Lâmpadas

Lembrando que nos Ecopontos não são recebidas peças automotivas, materiais contaminados, estopas, material hospitalar, entulhos e materiais de construção.

De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura, Graciela Heckler, o município está assegurando o cumprimento da política nacional de resíduos sólidos e das diretrizes e demais determinações estabelecidas pela lei 12.305/2010 e em seu regulamento, mas precisa que a comunidade esteja engajada nessa melhoria continua e permanente.

“A efetividade das ações de educação ambiental em nosso município, em especial a separação e destino correto do resíduo ‘lixo’ por nós produzidos é de responsabilidade em primeiro lugar de cada cidadão. Cada um tem sua efetiva responsabilidade poder público, setor empresarial e a comunidade”, disse Graciela.

Somente em dezembro do ano passado foram recolhidas 891 toneladas de material reciclável.

LOCAIS DOS ECOPONTOS

1-Prefeitura Municipal

Aos fundos da Prefeitura Municipal de Chapecó, na Avenida Getúlio Vargas, 957 S – Centro, com acesso pela Rua Palmeiras.

Horário: Das 07h30 às 11h30 e, das 13h as 18h de segunda a sexta-feira.

2-Secretaria de Infraestrutura

Rua Sete de Setembro, nº 2063 E, bairro Presidente Médici, próximo a UPA.

Horário: Das 07h às 18h, de segunda a sábado.

3-Bairro Efapi

No Parque Tancredo de Almeida Neves (Parque da Efapi), acesso pelo Portão 02. O horário de recebimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. (Segunda a sexta-feira, exceto feriados).

Outras informações pelos telefones 3319.3600/3319.3614