Alunos da rede municipal aprendem sobre a colheita da macela

Dentre os simbolismos e rituais que a época da páscoa proporciona, a colheita da marcela (macela) é um deles. Tradicionalmente é colhida na semana que antecede a Páscoa e guardada durante o ano.

Muitas comunidades ainda mantêm viva a tradição de levar consigo as crianças para aprender a simbologia do momento. A partir desta ideia, a Escola Básica Municipal Lajeado Veríssimo bem como os Centros de Educação Infantil Municipal Toldo Chimbangue e Sãpe Ty Kó Si, organizaram durante a semana um momento especial para fazer a colheita em parceria com a comunidade escolar a fim de repassar aos menores seus conhecimentos.

De acordo com a Roseli Pacheco, 44 anos, da EBM Lajeado Veríssimo, o qual aprendeu com sua avó fazer a colheita das flores, hoje é um orgulho ter consigo a filha e a neta na escola para realizar esta ação, “desde criança colho marcela na semana da páscoa, e deixo guardada para qualquer emergência, pois o chá é bom para muitas coisas: dor de cabeça, dor na barriga, expectorante e outras.” Já para a estudante Maria Vitória do Carmo, que tem como referência a família e a escola significou muito acompanhar a avó e os professores no momento da colheita: “se minha vó e a professora dizem que faz bem, eu acredito”, disse.

A marcela é uma planta medicinal nativa, abundante na Região Sul do Brasil, e é utilizada para preparação de chás com propriedades digestivas, antiespasmódicas, entre outras. Na comunidade indígena da Aldeia Condá, é considerada uma planta típica da medicina tradicional indígena em específico da Cultura Kaingang. O trabalho é realizado pelos anciãos e repassado aos CEIMS e familiares. Anos atrás as flores eram colhidas apenas para uso de chás curativos dentro da própria aldeia, mas, “com o passar dos anos foi surgindo o comércio”, o que afirma a Anciã DonaCatarina dos Santosenquanto separa os buquês que serão comercializados “não deixa de ser uma planta respeitada por suas propriedades medicinais”, diz.

Essa tradição da colheita da marcela também é realizada por algumas famílias da Comunidade da Aldeia Toldo Chimbangue, porém, nesta Comunidade em 2021 houve o envolvimentos dos professores e funcionários do CEIM que realizaram a colheita buscando resgatar um pouco desta cultura.