O Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) está sendo realizado em Chapecó. Durante essa semana (06 à 10/11) os Agentes de Combate as Endemias estarão nas ruas para realizar visita, inspeção e coleta de amostras para identificar a real infestação do mosquito. O levantamento é realizado duas vezes por ano e 20% dos imóveis são visitados, desde casas, empresas, comércios, terrenos baldios. O LIRAa é realizado por orientação do Ministério da Saúde e as informações geradas e os levantamentos de índices de infestação devem ser utilizados como ferramenta para direcionamento e qualificação das ações de prevenção e controle do mosquito.
Em Chapecó até o momento foram registrados 472 focos do mosquito, destes 81 estão localizados no bairro Efapi. Por isso, a Secretaria de Saúde em parceria com a Superintendência da Efapi estão realizando mutirão de recolhimento de lixo. O cronograma iniciou no dia 23 de outubro e segue até 14 de novembro. Em Chapecó os maiores índices são registrados nos lixos e sucatas e as cisternas têm o segundo maior índice de focos do mosquito. Com a proximidade do verão e a fase em que os maiores índices e casos aparecem o cuidado das pessoas deve ser redobrados:
Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na frequência usual;
Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;
Mantenha a caixa dágua sempre limpa e totalmente tampada. Além disso, mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água;
Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;
Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente; mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;
Atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador.
Lixo e Reciclagem
O destino correto do lixo é um dos fatores que contribuem para a diminuição dos focos. Separar o lixo é um dos primeiros passos para eliminar o mosquito. Os resíduos recicláveis são: garrafas pet, embalagens, papel e papelão, alumínio, sacolas plásticas, caixas de leite e vidros. Eles devem ser armazenados em local coberto e depositado nas lixeiras laranjadas espalhadas pelo município. Os resíduos orgânicos são: restos de frutas, verduras, legumes e alimentos, papéis higiênicos, fraldas, guardanapos, esponjas, materiais que se decompõem. Eles devem ser armazenados em local coberto e depositado nas lixeiras verdes espalhadas pelo município. Já o óleo de cozinha deve ser acondicionado em embalagem pet bem fechada. Ela deve ser levado até as Feiras Livres realizadas em Chapecó ou ainda ser depositado na lixeira laranjada do lixo seletivo. Esse material é encaminhado ao Verde Vida, que faz sabão ou biocombustível.
Ecoponto
O Ecoponto dos pneus está localizado na Rua Israel, 240, Bairro Presidente Médici. Atende nas segundas e quartas-feira, das 08 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Já o Ecoponto, para recebimento de resíduos volumosos, está localizado na Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Rua Sete de Setembro, nº 2063-E, também no Presidente Médici, próximo à UPA 24horas, e funciona das das 7h às 13hs. No espaço estão dispostos quatro containers para receber:
Poda e capina (grama, galhos, poda, capina, roçada);
Eletroeletrônicos (computadores, notebook, celular, monitor, televisor, pilhas e baterias. Deverão estar inteiros);
Eletrodomésticos, metais e ferros (geladeira, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal, latas de tintas);
Móveis (sofá, guarda-roupas, mesa, cadeiras de madeira, colchão, tábuas. Os móveis devem estar desmontados).
Não são recebidas peças automotivas, materiais contaminados, estopas, lâmpadas, material hospitalar, pneus, entulhos e materiais de construção. Com relação aos móveis, devem ser desmontados antes do descarte, ao contrário dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que devem estar inteiros.
Dados
Em Chapecó, em 2014 foram registrados 2.686 focos; 2015 foram 846 focos; em 2016 foram 514 focos do mosquito e em 2017, esse número é de 472 focos.
A situação epidemiológica de Chapecó teve em 2016, 3.128 casos investigados de dengue, com confirmação de 820 casos. Já em 2017 esse número é de 468 casos negativos, 01 caso confirmado importado e 02 estão aguardando resultado de exames.
Os números de chikungunya também foram relembrados. Em 2016 foram investigados 166 casos, com confirmação de quatro casos. Em 2017, foram 09 casos negativos e 02 confirmados de pessoas que viajaram.
Os casos de Zika registrados em 2016 foram 38 casos e 03 positivos. Em 2017 foram investigados dois casos da doença que foram negativados.