Biblioteca Pública reabrirá com novo espaço para os usuários

A Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella, que estava realizando apenas empréstimos de livros desde que foi instaurada a pandemia, volta nesta segunda-feira (03) com o atendimento completo e com novidades: o jardim interno ganhou uma parede verde.

Segundo Caroline Miotto, coordenadora da Biblioteca, a instalação tem como objetivo revitalizar o espaço e proporcionar um ambiente mais acolhedor e confortável aos usuários que utilizam as dependências da Biblioteca para pesquisas, estudos, reuniões, entre outras atividades. “A comunidade sempre ocupou o espaço da Biblioteca e com essas melhorias acreditamos que podemos fomentar e diversificar o uso do ambiente”, completou.

A aquisição da parede verde foi possível pois a Biblioteca Pública teve um projeto de melhorias aprovado no Prêmio Elisabete Anderle 2020, edital do Governo de Santa Catarina para fomento das artes e da cultura através da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Além da parede verde, está prevista a aquisição de dois computadores para pesquisa, duas poltronas, um sofá e um kit de projeção contendo tela, notebook e projetor. Os demais equipamentos estão em processo de compra e serão disponibilizados para uso da comunidade assim que adquiridos.

Volta das atividades

A Biblioteca Pública Municipal volta a atender normalmente a partir desta segunda-feira (03). Desde que foi decretada a pandemia, o espaço realizava o empréstimo de livros solicitados via internet e pessoalmente, sem permitir o ingresso do público nas dependências. Agora, estão liberadas consultas ao acervo pelos usuários, uso dos computadores para acesso à internet e demais serviços anteriormente prestados, tudo mediante rígido protocolo sanitário. Confira abaixo as regras de utilização:

-É obrigatória a utilização de máscara, aferição de temperatura na entrada e higienização das mãos com álcool 70°;

-O acesso ao acervo é livre para escolha dos livros, no entanto pede-se que seja evitado o manuseio excessivo do acervo. A entrada pode ser limitada de acordo com o fluxo de pessoas no acervo;

-A entrada no espaço infanto-juvenil é permitida apenas para a escolha do livro. É vedada a permanência de pessoas neste espaço para outras atividades;

-No espaço de leitura ou estudo é permitida apenas uma pessoa por mesa, podendo ser limitado o tempo de permanência conforme a demanda de utilização. Itens como lápis, borracha, caneta, régua, fones de ouvido, entre outros, devem ser trazidos pelo usuário;

-Mochilas e bolsas devem ser guardadas no guarda-volumes disponível na entrada da Biblioteca;

-Os computadores poderão ser utilizados seguindo o uso de máscara, a higienização das mãos e do equipamento com papel toalha antes e depois do uso. Pode ser limitado o tempo de permanência conforme a demanda de utilização;

-O bebedouro poderá ser utilizado apenas para abastecimento de recipientes próprios para água. Não serão fornecidos copos descartáveis;

-Serão fornecidos, para utilização do público durante a permanência na Biblioteca Pública, álcool 70°, sabonete líquido e papel toalha para a higienização correta das mãos e mobiliários;

-Não serão fornecidas máscaras;

-O tempo de empréstimo é de 30 dias para até três livros, podendo ser renovado pelo mesmo período. A multa por atraso de devolução ainda não será retomada.

A Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella está localizada no calçadão da Rua Benjamin Constant, no Centro de Chapecó. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h30m às 19h, sem fechar ao meio-dia. Cadastros de novos usuários, atualização de cadastro e informações diversas podem ser feitas através do WhatsApp número (49) 99901-8058.