Background

Notícias

Projeto trabalha a importância da amizade na escola

Compartilhar

Na Escola Básica Municipal Vila Rica, amizade não tem idade. Na rotina dentro do espaço escolar as crianças convivem, brincam e interagem independente de que série estudam. As ações são desenvolvidas a partir do Projeto “A importância da interação/socialização entre as crianças da Educação Infantil”.

A ideia nasceu da observação dos próprios professores que perceberam a vontade das turmas do pré-escolar de brincar com os pequenos, das turmas do berçário e maternal. A partir daí uma nova rotina foi montada, onde as atividades antes divididas por turma são agora trabalhadas envolvendo todas as crianças da educação infantil, que interagem, socializam e exploram o mesmo ambiente.

Para a professora Rosimeli Sigonini, esta é uma fase muito importante na infância. “Sabemos que a educação infantil é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento da criança, é nesta fase que elas desenvolvem a parte cognitiva e afetiva. Percebemos que todas as crianças estão aprendendo juntas a explorarem e socializarem o mesmo ambiente. As crianças estão gostando das atividades e da interação com as outras crianças de faixa etárias diferentes”, conta.

Independente da idade, da turma que estuda, ou da brincadeira preferida, as crianças convivem com as diversidades, sendo incentivadas a respeitar as diferenças e a cuidar do outro. “O brincar é atividade fundamental para as crianças pequenas. É brincando que elas descobrem o mundo, se comunicam e se inserem em um contexto social. Brincar é um direito da criança, além de ser de suma importância para seu desenvolvimento social e cognitivo. É com os relacionamentos construídos na infância a partir da brincadeira, que elas aprendem a importância de respeitar o outro”, enfatiza a Secretária de Educação, Sandra Galera.